Perspectivas curriculares a partir do ENEM e da BNCC: uma análise por meio de questões de química do ENEM dos anos 2018 e 2019

As atuais mudanças educacionais brasileiras, com aprovação de documentos norteadores do currículo, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), têm sido alvo de muitas discussões na sociedade. A BNCC tem o intuito de se tornar uma base para elaboração de currículos dos sistemas de ensino de esfera...

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Principais autores: Siqueira, Rafael Moreira, Santos, Hálica Ramos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12874
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Resumo: As atuais mudanças educacionais brasileiras, com aprovação de documentos norteadores do currículo, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), têm sido alvo de muitas discussões na sociedade. A BNCC tem o intuito de se tornar uma base para elaboração de currículos dos sistemas de ensino de esfera nacional e, associada à Reforma do Ensino Médio, determina novos rumos ao Ensino Médio, marcada pelo discurso da flexibilidade no currículo, protagonismo estudantil e educação integral. Esses documentos têm efeito direto no Ensino Médio e nos exames de larga escala, como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante disso, e afunilando para Educação em Química, este estudo teve o objetivo de investigar como questões do ENEM se relacionam com os conteúdos químicos avaliados e com as competências e habilidades previstos em documentos curriculares como a BNCC e a matriz de referência do exame. Com base nesses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho documental, cuja obtenção e análise de dados foi por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e cujo corpus de trabalho foram questões selecionadas das provas do ENEM de 2018 e 2019. Nas questões analisadas, identificaram-se os conteúdos químicos presentes e as devidas categorizações com as competências e habilidades dos documentos curriculares, nas quais percebeu-se um caráter muito disciplinar e fragmentado do ENEM. O exame não conseguiu avaliar integralmente o desenvolvimento das competências e habilidades pelos estudantes, pois poucos desses objetivos de aprendizagem estavam presentes nas questões analisadas. Ainda, relacionando as questões analisadas com as competências e habilidades dos documentos, demonstrou-se um grande foco na avaliação de objetivos de caráter procedimental, do saber fazer, aproximando os objetivos avaliados ao mundo do trabalho e a conhecimentos mais utilitaristas, caracterizando ainda as possibilidades curriculares do ENEM e, especialmente, da BNCC, como esvaziadas de conteúdos e de possibilidades de formação integral.