A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
Essa pesquisa objetiva conhecer as possibilidades de atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no SCIELO, PEPSIC, CAPES e Google Acadêmico, sendo utilizados os descritores “Psicologia”, “...
Principais autores: | Holanda, Rose Anne, Gomes, Georgia Bezerra |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12881 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-128812022-10-20T20:06:40Z A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa Holanda, Rose Anne Gomes, Georgia Bezerra Educação. Tópicos Específicos de Educação Psicologia; Atuação; Deficiência; Inclusão Escolar Essa pesquisa objetiva conhecer as possibilidades de atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no SCIELO, PEPSIC, CAPES e Google Acadêmico, sendo utilizados os descritores “Psicologia”, “Deficiência”, “Inclusão Escolar” com diferentes combinações. Os critérios de inclusão foram as publicações em língua portuguesa, que retratassem a temática estudada, no período compreendido entre 2010-2020. Foram encontrados 62 estudos, permanecendo 14 para análise. Após a análise foram criadas quatro categorias: Intervenções do Psicólogo escolar; Atuação do Psicólogo com a equipe escolar; Atuação do Psicólogo escolar com a família; Atuação do Psicólogo escolar com o aluno com deficiência e seus colegas. Esse estudo procurou mostrar a importância do processo de inclusão escolar, tendo o psicólogo uma função que foi evidenciada como relevante no decorrer desse processo, pois mantem contato com a escola, família e com o aluno. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881 10.3895/rtr.v6n0.12881 Revista Transmutare; v. 6 (2021): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v6n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881/8691 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Holanda, Rose Anne Gomes, Georgia Bezerra |
spellingShingle |
Holanda, Rose Anne Gomes, Georgia Bezerra A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa |
author_sort |
Holanda, Rose Anne |
title |
A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa |
title_short |
A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa |
title_full |
A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa |
title_sort |
atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa |
description |
Essa pesquisa objetiva conhecer as possibilidades de atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no SCIELO, PEPSIC, CAPES e Google Acadêmico, sendo utilizados os descritores “Psicologia”, “Deficiência”, “Inclusão Escolar” com diferentes combinações. Os critérios de inclusão foram as publicações em língua portuguesa, que retratassem a temática estudada, no período compreendido entre 2010-2020. Foram encontrados 62 estudos, permanecendo 14 para análise. Após a análise foram criadas quatro categorias: Intervenções do Psicólogo escolar; Atuação do Psicólogo com a equipe escolar; Atuação do Psicólogo escolar com a família; Atuação do Psicólogo escolar com o aluno com deficiência e seus colegas. Esse estudo procurou mostrar a importância do processo de inclusão escolar, tendo o psicólogo uma função que foi evidenciada como relevante no decorrer desse processo, pois mantem contato com a escola, família e com o aluno. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881 |
_version_ |
1805450237024665600 |
score |
10,814766 |