A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa

Essa pesquisa objetiva conhecer as possibilidades de atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no SCIELO, PEPSIC, CAPES e Google Acadêmico, sendo utilizados os descritores “Psicologia”, “...

ver descrição completa

Principais autores: Holanda, Rose Anne, Gomes, Georgia Bezerra
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-12881
recordtype ojs
spelling peri-article-128812022-10-20T20:06:40Z A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa Holanda, Rose Anne Gomes, Georgia Bezerra Educação. Tópicos Específicos de Educação Psicologia; Atuação; Deficiência; Inclusão Escolar Essa pesquisa objetiva conhecer as possibilidades de atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no SCIELO, PEPSIC, CAPES e Google Acadêmico, sendo utilizados os descritores “Psicologia”, “Deficiência”, “Inclusão Escolar” com diferentes combinações. Os critérios de inclusão foram as publicações em língua portuguesa, que retratassem a temática estudada, no período compreendido entre 2010-2020. Foram encontrados 62 estudos, permanecendo 14 para análise. Após a análise foram criadas quatro categorias: Intervenções do Psicólogo escolar; Atuação do Psicólogo com a equipe escolar; Atuação do Psicólogo escolar com a família; Atuação do Psicólogo escolar com o aluno com deficiência e seus colegas. Esse estudo procurou mostrar a importância do processo de inclusão escolar, tendo o psicólogo uma função que foi evidenciada como relevante no decorrer desse processo, pois mantem contato com a escola, família e com o aluno.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881 10.3895/rtr.v6n0.12881 Revista Transmutare; v. 6 (2021): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v6n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881/8691 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Holanda, Rose Anne
Gomes, Georgia Bezerra
spellingShingle Holanda, Rose Anne
Gomes, Georgia Bezerra
A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
author_sort Holanda, Rose Anne
title A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
title_short A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
title_full A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
title_fullStr A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed A atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
title_sort atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares: uma revisão integrativa
description Essa pesquisa objetiva conhecer as possibilidades de atuação do psicólogo como mediador no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Trata-se de uma revisão integrativa realizada no SCIELO, PEPSIC, CAPES e Google Acadêmico, sendo utilizados os descritores “Psicologia”, “Deficiência”, “Inclusão Escolar” com diferentes combinações. Os critérios de inclusão foram as publicações em língua portuguesa, que retratassem a temática estudada, no período compreendido entre 2010-2020. Foram encontrados 62 estudos, permanecendo 14 para análise. Após a análise foram criadas quatro categorias: Intervenções do Psicólogo escolar; Atuação do Psicólogo com a equipe escolar; Atuação do Psicólogo escolar com a família; Atuação do Psicólogo escolar com o aluno com deficiência e seus colegas. Esse estudo procurou mostrar a importância do processo de inclusão escolar, tendo o psicólogo uma função que foi evidenciada como relevante no decorrer desse processo, pois mantem contato com a escola, família e com o aluno. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12881
_version_ 1805450237024665600
score 10,814766