O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva
A educação especial no âmbito da educação inclusiva apresenta-se em condições desfavoráveis quando se trata das acessibilidades: arquitetônica e de acesso ao currículo. Neste artigo dar-se ênfase à acessibilidade ao currículo, em que se traz o relato de uma professora de História acerca da educação...
Autor principal: | e Silva Lima, Marcia Raika |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12983 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-12983 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-129832022-10-20T20:06:40Z O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva e Silva Lima, Marcia Raika Tópicos específicos da educação e Educação Especial Educação inclusiva; Educação especial; Ensino Médio A educação especial no âmbito da educação inclusiva apresenta-se em condições desfavoráveis quando se trata das acessibilidades: arquitetônica e de acesso ao currículo. Neste artigo dar-se ênfase à acessibilidade ao currículo, em que se traz o relato de uma professora de História acerca da educação de alunos, público da educação especial-PEE, incluídos em uma escola de ensino médio. Trata-se de recorte de pesquisa de doutorado em educação, defendido em 2016. E, tem como objetivo: analisar as significações de uma professora de escola de ensino médio acerca da inclusão de alunos PEE. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético e optou-se pela entrevista narrativa como os instrumentos e técnicas de pesquisa. Como base analítica teve-se: os Núcleos de Significação. Dialogou-se com autores como Mazzotta (2005), Jannuzzi (2006), Sawaia (2012), Aranha (1995), Lima (2010, 2016) que teorizam discussões acerca da educação especial e inclusiva. O resultado evidenciou que a participante exalta a criatividade, que expressa como “jogo de cintura”, para driblar as contingências imperativas da sociedade, que desconsidera as singularidades dos alunos PEE, e os meios de acesso e a permanência escolar. Conclui-se que a professora, mediada pela vivência com esses alunos incluídos, pôde transformar seu fazer pedagógico diante das condições objetivas que encontra para incluí-los. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12983 10.3895/rtr.v6n0.12983 Revista Transmutare; v. 6 (2021): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v6n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12983/8783 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
e Silva Lima, Marcia Raika |
spellingShingle |
e Silva Lima, Marcia Raika O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva |
author_sort |
e Silva Lima, Marcia Raika |
title |
O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva |
title_short |
O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva |
title_full |
O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva |
title_fullStr |
O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
O “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva |
title_sort |
o “jogo de cintura” como enfrentamento das condições objetivas e subjetivas para a educação inclusiva |
description |
A educação especial no âmbito da educação inclusiva apresenta-se em condições desfavoráveis quando se trata das acessibilidades: arquitetônica e de acesso ao currículo. Neste artigo dar-se ênfase à acessibilidade ao currículo, em que se traz o relato de uma professora de História acerca da educação de alunos, público da educação especial-PEE, incluídos em uma escola de ensino médio. Trata-se de recorte de pesquisa de doutorado em educação, defendido em 2016. E, tem como objetivo: analisar as significações de uma professora de escola de ensino médio acerca da inclusão de alunos PEE. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético e optou-se pela entrevista narrativa como os instrumentos e técnicas de pesquisa. Como base analítica teve-se: os Núcleos de Significação. Dialogou-se com autores como Mazzotta (2005), Jannuzzi (2006), Sawaia (2012), Aranha (1995), Lima (2010, 2016) que teorizam discussões acerca da educação especial e inclusiva. O resultado evidenciou que a participante exalta a criatividade, que expressa como “jogo de cintura”, para driblar as contingências imperativas da sociedade, que desconsidera as singularidades dos alunos PEE, e os meios de acesso e a permanência escolar. Conclui-se que a professora, mediada pela vivência com esses alunos incluídos, pôde transformar seu fazer pedagógico diante das condições objetivas que encontra para incluí-los. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12983 |
_version_ |
1805450124773556224 |
score |
10,814766 |