Produção nacional sobre metodologias ativas no ensino de Ciências: uma análise em rede nas revistas Qualis A1 da Área de Ensino

Este trabalho apresenta a análise de artigos científicos sobre metodologias ativas, publicados em revistas nacionais Qualis A1 da Área de Ensino da CAPES, no período de 2008 a 2018. A pergunta norteadora do estudo é: como o tema “metodologias ativas” vem sendo utilizado e discutido por professores e...

ver descrição completa

Principais autores: Moreira Simões, Roberta Cristina, Braga, Eduardo dos Santos de Oliveira, Gama Russo, Ana Lúcia Rodrigues, Rôças, Giselle
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/13034
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de artigos científicos sobre metodologias ativas, publicados em revistas nacionais Qualis A1 da Área de Ensino da CAPES, no período de 2008 a 2018. A pergunta norteadora do estudo é: como o tema “metodologias ativas” vem sendo utilizado e discutido por professores e pesquisadores da área de ensino de Ciências? Para responder à pergunta, temos como objetivos a construção de redes sociais e a análise das publicações mapeadas. Foram assumidas abordagens qualitativa e quantitativa, sendo a pesquisa bibliográfica realizada sob o Estado do Conhecimento. Os dados dos artigos foram organizados e inseridos no software NodeXL Basic para a construção de redes sociais. Na análise foram identificados vínculos entre autores e instituições nas publicações sobre metodologias ativas, além da observação da tendência dos autores ao regionalismo em alguns grupos. Na análise das referências bibliográficas identificamos autores associados às metodologias ativas e autores associados à fundamentação de processos que envolvem a aprendizagem ativa. Concluímos que o tema tem sido discutido por meio de referências com pesquisas consolidadas na área, destacando-se as discussões sobre o Ensino por Problemas e o Ensino por Investigação. Quanto ao fluxo de informações, há autores e instituições com posições estratégicas e que se destacam pelo diálogo com diferentes grupos, embora atuações isoladas também sejam observadas. Ressaltamos a importância da ampliação do diálogo entre os pares e da aproximação entre instituições, minimizando o isolamento na produção dos conhecimentos.