A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química

A abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a...

ver descrição completa

Principais autores: Adams, Fernanda Welter, Nunes, Simara Maria Tavares
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a vivência de uma formação inicial a partir da abordagem de ensino CTS por meio de discussões teóricas e elaboração de sequências didáticas que relacionavam o conteúdo químico com problemas sociais/ambientais e refletir sobre os impactos desta experiência na formação inicial e futuras práticas pedagógicas de uma licencianda em Química. Para as análises das experiências vivenciadas, fez-se uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo o caderno de campo e o Projeto Pedagógico do Curso como instrumentos de coleta de dados. Neste processo, foram superadas dificuldades como a de se  relacionar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais numa contextualização dos conteúdos químicos e sociais, a dificuldade de se problematizar o conteúdo sem se induzir a lados e opiniões, mas de forma a se dar subsídios para que os alunos façam escolhas embasadas e críticas, além da dificuldade de se motivar os alunos para participarem de uma abordagem diferenciada de uma aula tradicional.. Destaca-se que essa vivência foi fundamental para a construção de uma identidade docente preocupada com o ensino dos conteúdos científicos, mas também com a necessidade dos alunos usarem estes para a leitura dos problemas cotidianos e transformação da sociedade. Por fim, destacamos a necessidade da efetivação da vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial, de forma que estes sejam sensibilizados e fiquem seguros para atuarem numa abordagem problematizadora e contextualizada do conhecimento científico.