A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia

O conhecimento vem sendo utilizado em diferentes organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para apoiar as organizações por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação do conhecimento. Nas organizações que...

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Principais autores: Oliveira, Mariana, Tenório, Nelson, Bortolozzi, Flávio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13211
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Resumo: O conhecimento vem sendo utilizado em diferentes organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para apoiar as organizações por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação do conhecimento. Nas organizações que trabalham com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final - o software - satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, o desenvolvimento desse sistema é uma tarefa complexa e que envolve conhecimento técnico apurado e um gerenciamento rigoroso por parte da organização, para que sejam respeitados os prazos e custos. Assim, é frequente a entrega de um software ao cliente que contém defeitos, que são comumente denominados de bugs. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar ao fornecedor do produto, para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos. No entanto, o reporte de bug não é estruturado e nem suficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema, fazendo-se necessárias diversas interações entre o cliente e o fornecedor. Portanto, o objetivo deste artigo é validar uma ontologia no sentido de aprimorar a compreensão de reportes de bugs durante o desenvolvimento e o uso de um software. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada com característica mista de procedimentos descritivo e exploratório. A pesquisa foi delineada em duas fases: A primeira fase da pesquisa consistiu no estudo qualitativo e quantitativo. A segunda fase, os resultados apresentam quatro ontologias modeladas para reportes de bug e a validação dessas ontologias por meio da sua extração em forma textual.