A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia

O conhecimento vem sendo utilizado em diferentes organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para apoiar as organizações por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação do conhecimento. Nas organizações que...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Mariana, Tenório, Nelson, Bortolozzi, Flávio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13211
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-13211
recordtype ojs
spelling peri-article-132112024-05-01T15:48:34Z A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia Oliveira, Mariana Tenório, Nelson Bortolozzi, Flávio Metodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de Software Extração; Bug Fixing; Qualidade. O conhecimento vem sendo utilizado em diferentes organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para apoiar as organizações por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação do conhecimento. Nas organizações que trabalham com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final - o software - satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, o desenvolvimento desse sistema é uma tarefa complexa e que envolve conhecimento técnico apurado e um gerenciamento rigoroso por parte da organização, para que sejam respeitados os prazos e custos. Assim, é frequente a entrega de um software ao cliente que contém defeitos, que são comumente denominados de bugs. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar ao fornecedor do produto, para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos. No entanto, o reporte de bug não é estruturado e nem suficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema, fazendo-se necessárias diversas interações entre o cliente e o fornecedor. Portanto, o objetivo deste artigo é validar uma ontologia no sentido de aprimorar a compreensão de reportes de bugs durante o desenvolvimento e o uso de um software. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada com característica mista de procedimentos descritivo e exploratório. A pesquisa foi delineada em duas fases: A primeira fase da pesquisa consistiu no estudo qualitativo e quantitativo. A segunda fase, os resultados apresentam quatro ontologias modeladas para reportes de bug e a validação dessas ontologias por meio da sua extração em forma textual. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2022-04-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13211 10.3895/rts.v18n51.13211 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 244-259 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 244-259 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n51 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13211/8825 http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13211/1974 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira, Mariana
Tenório, Nelson
Bortolozzi, Flávio
spellingShingle Oliveira, Mariana
Tenório, Nelson
Bortolozzi, Flávio
A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
author_sort Oliveira, Mariana
title A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
title_short A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
title_full A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
title_fullStr A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
title_full_unstemmed A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
title_sort compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
description O conhecimento vem sendo utilizado em diferentes organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para apoiar as organizações por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação do conhecimento. Nas organizações que trabalham com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final - o software - satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, o desenvolvimento desse sistema é uma tarefa complexa e que envolve conhecimento técnico apurado e um gerenciamento rigoroso por parte da organização, para que sejam respeitados os prazos e custos. Assim, é frequente a entrega de um software ao cliente que contém defeitos, que são comumente denominados de bugs. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar ao fornecedor do produto, para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos. No entanto, o reporte de bug não é estruturado e nem suficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema, fazendo-se necessárias diversas interações entre o cliente e o fornecedor. Portanto, o objetivo deste artigo é validar uma ontologia no sentido de aprimorar a compreensão de reportes de bugs durante o desenvolvimento e o uso de um software. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada com característica mista de procedimentos descritivo e exploratório. A pesquisa foi delineada em duas fases: A primeira fase da pesquisa consistiu no estudo qualitativo e quantitativo. A segunda fase, os resultados apresentam quatro ontologias modeladas para reportes de bug e a validação dessas ontologias por meio da sua extração em forma textual.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13211
_version_ 1805535547586772992
score 10,814766