Evolução e tendências das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias

Teorias de adoção e aceitação de tecnologias procuram examinar fatores que influenciam o consumidor a adquirir ou aceitar um produto. As tecnologias são desenvolvidas, evoluem, mas para sobreviver, uma fase do seu ciclo de vida é a aceitação. Dessa forma, diferentes teorias estudam esse tema sob dif...

ver descrição completa

Principais autores: Matte, Juliana, Welchen, Vandoir, da Costa, Luana Folchini, Fachinelli, Ana Cristina, Miri, Daniel Hank, Chais, Cassiane, Olea, Pelayo Munhoz
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13364
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Teorias de adoção e aceitação de tecnologias procuram examinar fatores que influenciam o consumidor a adquirir ou aceitar um produto. As tecnologias são desenvolvidas, evoluem, mas para sobreviver, uma fase do seu ciclo de vida é a aceitação. Dessa forma, diferentes teorias estudam esse tema sob diferentes olhares: Teoria de Difusão da Inovação, Teoria da Ação Racional, Teoria do Comportamento Planejado, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Modelo de Aceitação de Tecnologia 2, Modelo de Aceitação de Tecnologia 3 e Teoria Unificada da Aceitação e Utilização da Tecnologia. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a evolução das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias. Foi empregado o método SystematicSearchFlow (SSF), com a análise de 145 artigos. Os resultados mostram que as teorias iniciais se preocupavam com o indivíduo ou características do produto com relação à utilidade, facilidade e qualidade. As teorias mais recentes exploraram aspectos como o desempenho e eficácia, direcionando novos estudos para essa perspectiva.