Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes dos anos iniciais. Mais especificamente, procura-se compreender como esses estudantes do 5º ano lidam com tarefas que podem pro...
Principais autores: | Silva, Daniele Peres da, Savioli, Angela Marta Pereira das Dores, Passos, Marinez Meneghello |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1340 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-13402015-11-18T13:39:58Z Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra Silva, Daniele Peres da Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Passos, Marinez Meneghello Este artigo tem como objetivo identificar e analisar características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes dos anos iniciais. Mais especificamente, procura-se compreender como esses estudantes do 5º ano lidam com tarefas que podem promover o desenvolvimento do pensamento algébrico. As tarefas foram realizadas na perspectiva da Early Algebra, sendo esta uma área de pesquisa que visa uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da álgebra inicial. Para organização e interpretação dos dados, foram empregados procedimentos da Análise de Conteúdo. Por meio das respostas apresentadas pôde-se evidenciar que embora as resoluções dos estudantes nem sempre estivessem corretas, elas apresentam indícios de pensamento algébrico. Podemos considerar que esses estudantes das séries iniciais demonstraram, por meio de suas produções escritas, ter condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2015-08-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340 10.3895/rbect.v8n3.1340 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340/2182 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Daniele Peres da Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Passos, Marinez Meneghello |
spellingShingle |
Silva, Daniele Peres da Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Passos, Marinez Meneghello Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra |
author_sort |
Silva, Daniele Peres da |
title |
Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra |
title_short |
Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra |
title_full |
Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra |
title_fullStr |
Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra |
title_full_unstemmed |
Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra |
title_sort |
caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da early algebra |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes dos anos iniciais. Mais especificamente, procura-se compreender como esses estudantes do 5º ano lidam com tarefas que podem promover o desenvolvimento do pensamento algébrico. As tarefas foram realizadas na perspectiva da Early Algebra, sendo esta uma área de pesquisa que visa uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da álgebra inicial. Para organização e interpretação dos dados, foram empregados procedimentos da Análise de Conteúdo. Por meio das respostas apresentadas pôde-se evidenciar que embora as resoluções dos estudantes nem sempre estivessem corretas, elas apresentam indícios de pensamento algébrico. Podemos considerar que esses estudantes das séries iniciais demonstraram, por meio de suas produções escritas, ter condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340 |
_version_ |
1805291781469765632 |
score |
10,814766 |