Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes dos anos iniciais. Mais especificamente, procura-se compreender como esses estudantes do 5º ano lidam com tarefas que podem pro...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Daniele Peres da, Savioli, Angela Marta Pereira das Dores, Passos, Marinez Meneghello
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1340
recordtype ojs
spelling peri-article-13402015-11-18T13:39:58Z Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra Silva, Daniele Peres da Savioli, Angela Marta Pereira das Dores Passos, Marinez Meneghello Este artigo tem como objetivo identificar e analisar características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes dos anos iniciais. Mais especificamente, procura-se compreender como esses estudantes do 5º ano lidam com tarefas que podem promover o desenvolvimento do pensamento algébrico. As tarefas foram realizadas na perspectiva da Early Algebra, sendo esta uma área de pesquisa que visa uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da álgebra inicial. Para organização e interpretação dos dados, foram empregados procedimentos da Análise de Conteúdo. Por meio das respostas apresentadas pôde-se evidenciar que embora as resoluções dos estudantes nem sempre estivessem corretas, elas apresentam indícios de pensamento algébrico. Podemos considerar que esses estudantes das séries iniciais demonstraram, por meio de suas produções escritas, ter condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2015-08-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340 10.3895/rbect.v8n3.1340 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340/2182 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Daniele Peres da
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Passos, Marinez Meneghello
spellingShingle Silva, Daniele Peres da
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Passos, Marinez Meneghello
Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra
author_sort Silva, Daniele Peres da
title Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra
title_short Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra
title_full Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra
title_fullStr Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra
title_full_unstemmed Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra
title_sort caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da early algebra
description Este artigo tem como objetivo identificar e analisar características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes dos anos iniciais. Mais especificamente, procura-se compreender como esses estudantes do 5º ano lidam com tarefas que podem promover o desenvolvimento do pensamento algébrico. As tarefas foram realizadas na perspectiva da Early Algebra, sendo esta uma área de pesquisa que visa uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da álgebra inicial. Para organização e interpretação dos dados, foram empregados procedimentos da Análise de Conteúdo. Por meio das respostas apresentadas pôde-se evidenciar que embora as resoluções dos estudantes nem sempre estivessem corretas, elas apresentam indícios de pensamento algébrico. Podemos considerar que esses estudantes das séries iniciais demonstraram, por meio de suas produções escritas, ter condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1340
_version_ 1805291781469765632
score 10,814766