Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura

A abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi real...

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Principais autores: Maia, Dennys Leite, Carvalho, Rodolfo Araújo de, Appelt, Veridiana Kelin
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536
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Resumo: A abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi realizado na base Google Scholar com a definição de algumas strings de buscas e os achados categorizadas conforme questões de pesquisa. Os resultados indicam que as poucas práticas de abordagem STEAM, desenvolvidas no Brasil, são alinhadas à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada à Cultura Maker, com ênfase na disciplina de Ciências. As experiências são majoritariamente implementadas no Ensino Médio e nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados sugerem que a abordagem STEAM gera ganhos ao desenvolver a autonomia e criatividade discente, além de favorecer aprendizagem por meio experimentação e criação e de forma interdisciplinar. Ademais, é preciso difundir as práticas em abordagem STEAM em outras regiões do Brasil, em especial aquelas com menor desenvolvimento econômico e social, como é o caso das regiões Norte e Nordeste.