Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba

Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à  CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasile...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Sani de Carvalho Rutz da, Souza, Graziela Ferreira de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-13612
recordtype ojs
spelling peri-article-136122022-10-12T15:23:06Z Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba Silva, Sani de Carvalho Rutz da Souza, Graziela Ferreira de Ensino Ensino;Pesquisa;Pós-graduação;Educação pública Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à  CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de financiamento da pós-graduação e formação de recursos humanos. Diante das reestruturações da pós-graduação brasileira, destaca a nova perspectiva que vem sendo construída ao se considerarem os processos de avaliação e qualificação dos programas de formação. Ainda ao longo desta entrevista, o Prof. Marcelo revela os enfrentamentos vivenciados pela pós-graduação brasileira diante das atuais políticas de cortes de recursos e congelamento dos investimentos em pesquisa e formação neste nível de educação, avaliando também o cenário de pandemia e as possibilidades educativas para o ensino remoto que emergem desse contexto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-12-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Artigo de convidado" application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612 10.3895/rbect.v13n3.13612 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612/pdf Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Souza, Graziela Ferreira de
spellingShingle Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Souza, Graziela Ferreira de
Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
author_sort Silva, Sani de Carvalho Rutz da
title Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_short Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_full Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_fullStr Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_full_unstemmed Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_sort desafios e perspectivas para o ensino: entrevista com o coordenador da Área de ensino da capes, prof. dr. marcelo de carvalho borba
description Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à  CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de financiamento da pós-graduação e formação de recursos humanos. Diante das reestruturações da pós-graduação brasileira, destaca a nova perspectiva que vem sendo construída ao se considerarem os processos de avaliação e qualificação dos programas de formação. Ainda ao longo desta entrevista, o Prof. Marcelo revela os enfrentamentos vivenciados pela pós-graduação brasileira diante das atuais políticas de cortes de recursos e congelamento dos investimentos em pesquisa e formação neste nível de educação, avaliando também o cenário de pandemia e as possibilidades educativas para o ensino remoto que emergem desse contexto.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612
_version_ 1805449026633465856
score 10,814766