Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasile...
Principais autores: | Silva, Sani de Carvalho Rutz da, Souza, Graziela Ferreira de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-13612 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-136122022-10-12T15:23:06Z Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba Silva, Sani de Carvalho Rutz da Souza, Graziela Ferreira de Ensino Ensino;Pesquisa;Pós-graduação;Educação pública Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de financiamento da pós-graduação e formação de recursos humanos. Diante das reestruturações da pós-graduação brasileira, destaca a nova perspectiva que vem sendo construída ao se considerarem os processos de avaliação e qualificação dos programas de formação. Ainda ao longo desta entrevista, o Prof. Marcelo revela os enfrentamentos vivenciados pela pós-graduação brasileira diante das atuais políticas de cortes de recursos e congelamento dos investimentos em pesquisa e formação neste nível de educação, avaliando também o cenário de pandemia e as possibilidades educativas para o ensino remoto que emergem desse contexto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-12-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Artigo de convidado" application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612 10.3895/rbect.v13n3.13612 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612/pdf Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Sani de Carvalho Rutz da Souza, Graziela Ferreira de |
spellingShingle |
Silva, Sani de Carvalho Rutz da Souza, Graziela Ferreira de Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba |
author_sort |
Silva, Sani de Carvalho Rutz da |
title |
Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba |
title_short |
Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba |
title_full |
Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba |
title_fullStr |
Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba |
title_full_unstemmed |
Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba |
title_sort |
desafios e perspectivas para o ensino: entrevista com o coordenador da Área de ensino da capes, prof. dr. marcelo de carvalho borba |
description |
Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de financiamento da pós-graduação e formação de recursos humanos. Diante das reestruturações da pós-graduação brasileira, destaca a nova perspectiva que vem sendo construída ao se considerarem os processos de avaliação e qualificação dos programas de formação. Ainda ao longo desta entrevista, o Prof. Marcelo revela os enfrentamentos vivenciados pela pós-graduação brasileira diante das atuais políticas de cortes de recursos e congelamento dos investimentos em pesquisa e formação neste nível de educação, avaliando também o cenário de pandemia e as possibilidades educativas para o ensino remoto que emergem desse contexto. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612 |
_version_ |
1805449026633465856 |
score |
10,814766 |