Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
Este artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma f...
Principais autores: | dos Santos, Jéferson Evangelista, Martins, Kaique Nascimento, de Paula, Marlúbia Corrêa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma formação cidadã. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as possibilidades de uso dos Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, compreendendo-o como elemento obrigatório da Educação Básica nas aulas de Ciências. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e o procedimento se caracteriza como levantamento bibliográfico de dados selecionados nos Anais do ENPEC, entre os anos 2005 e 2019. Utilizamos como metodologia para analisar as informações a Análise Textual Discursiva. Os Temas Contemporâneos Transversais se constituem como uma proposta de abordagem de temas de cunho social, cultural e político na educação, para desenvolver a formação cidadã e contextualizada. Verificamos pesquisas e propostas didáticas que recomendam a inserção de aspectos sociais no Ensino de Ciências através da transversalidade e articulação com conhecimentos científicos. Consideramos que os Temas Transversais e Temas Contemporâneos Transversais devem ser recorrentes no currículo escolar, a fim de promover uma educação cidadã. |
---|