Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC
Este artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma f...
Principais autores: | dos Santos, Jéferson Evangelista, Martins, Kaique Nascimento, de Paula, Marlúbia Corrêa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-13628 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-136282022-10-26T14:10:29Z Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC Contemporary transversal themes in science education: an analysis based on ENPEC’s works dos Santos, Jéferson Evangelista Martins, Kaique Nascimento de Paula, Marlúbia Corrêa Educação e ensino-aprendizagem Transversal Themes; Science Education; Civic Education Temas Transversais; Educação em Ciências; Educação Cidad Este artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma formação cidadã. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as possibilidades de uso dos Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, compreendendo-o como elemento obrigatório da Educação Básica nas aulas de Ciências. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e o procedimento se caracteriza como levantamento bibliográfico de dados selecionados nos Anais do ENPEC, entre os anos 2005 e 2019. Utilizamos como metodologia para analisar as informações a Análise Textual Discursiva. Os Temas Contemporâneos Transversais se constituem como uma proposta de abordagem de temas de cunho social, cultural e político na educação, para desenvolver a formação cidadã e contextualizada. Verificamos pesquisas e propostas didáticas que recomendam a inserção de aspectos sociais no Ensino de Ciências através da transversalidade e articulação com conhecimentos científicos. Consideramos que os Temas Transversais e Temas Contemporâneos Transversais devem ser recorrentes no currículo escolar, a fim de promover uma educação cidadã. This article deals with the Contemporary Transversal Themes in Science Education based on proposals published in the annals of the National Meeting for Research in Science Education (ENPEC) and shows the importance of conceiving Science Education with a view to civic training. The research aims to discuss the possibilities of using Transversal Contemporary Themes in Science Education, taking it as a mandatory component of Basic Education in science classes. We used a qualitative methodology, conducting a bibliographic survey of data selected in the annals of ENPEC, from 2005 to 2019. We use Discursive Text Analysis as a methodology to analyze the information. Contemporary Transversal Themes are a proposal to address social, cultural, and political issues in education, to develop civic and contextualized training. We identified research and educational proposals recommending the inclusion of social aspects in Science Education through transversality and articulation with scientific knowledge. We believe that Transversal Themes and Transversal Contemporary Themes must be recurrent in the school curriculum to promote civic education. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa bibliográfica application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628 10.3895/actio.v6n3.13628 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-18 2525-8923 10.3895/actio.v6n3 eng http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628/8650 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13628/2102 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Inglês |
format |
Artigo |
author |
dos Santos, Jéferson Evangelista Martins, Kaique Nascimento de Paula, Marlúbia Corrêa |
spellingShingle |
dos Santos, Jéferson Evangelista Martins, Kaique Nascimento de Paula, Marlúbia Corrêa Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC |
author_sort |
dos Santos, Jéferson Evangelista |
title |
Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC |
title_short |
Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC |
title_full |
Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC |
title_fullStr |
Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC |
title_full_unstemmed |
Temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do ENPEC |
title_sort |
temas contemporâneos transversais no ensino de ciências: uma análise a partir dos trabalhos do enpec |
description |
Este artigo trata da abordagem de Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, a partir de propostas evidenciadas em trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, e mostra a importância de conceber o Ensino de Ciências com vistas a uma formação cidadã. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as possibilidades de uso dos Temas Contemporâneos Transversais no Ensino de Ciências, compreendendo-o como elemento obrigatório da Educação Básica nas aulas de Ciências. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e o procedimento se caracteriza como levantamento bibliográfico de dados selecionados nos Anais do ENPEC, entre os anos 2005 e 2019. Utilizamos como metodologia para analisar as informações a Análise Textual Discursiva. Os Temas Contemporâneos Transversais se constituem como uma proposta de abordagem de temas de cunho social, cultural e político na educação, para desenvolver a formação cidadã e contextualizada. Verificamos pesquisas e propostas didáticas que recomendam a inserção de aspectos sociais no Ensino de Ciências através da transversalidade e articulação com conhecimentos científicos. Consideramos que os Temas Transversais e Temas Contemporâneos Transversais devem ser recorrentes no currículo escolar, a fim de promover uma educação cidadã. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13628 |
_version_ |
1805450785463468032 |
score |
10,819481 |