UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA

A preocupação com o meio ambiente vem aumentando nas últimas décadas, esse fato acontece devido a diversos fatores, tais como a necessidade de sobrevivência do homem e a sua percepção da limitação dos recursos naturais. Diante desse cenário, uma das ferramentas que pode ser utilizadas pelas empresas...

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Principais autores: Braga, Jessiany Fernandes, da silva, José Aparecido, Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1380
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Resumo: A preocupação com o meio ambiente vem aumentando nas últimas décadas, esse fato acontece devido a diversos fatores, tais como a necessidade de sobrevivência do homem e a sua percepção da limitação dos recursos naturais. Diante desse cenário, uma das ferramentas que pode ser utilizadas pelas empresas para permitir conciliar lucratividade e responsabilidade social vem ser o chamado marketing verde ou ecológico, onde o mesmo leva informações sobre produto e produtor, além de contribuir para adequação das empresas junto aos órgãos responsáveis pela legislação ambiental, e em relação aos concorrentes servindo como uma variável competitiva. Deste modo o estudo buscou identificar as ações de marketing verde encontradas nos produtos que compõem a cesta básica, em duas grandes redes supermercadistas localizadas em Caruaru-PE. Através da pesquisa de campo foi possível identificar oito produtos que continham ações de marketing verde esses foram: Feijão, Arroz, Farinha, Pão Francês ou de Forma, Café em Pó, Açúcar, Óleo ou banha e Manteiga. Diante do explicitado, é possível inferir que as empresas estão preocupadas com as ações de marketing verde e começam a usar em produtos básicos como os que compõem a cesta básica brasileira.