Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória

OBJETIVO: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos mais críticos em termos de QVT em uma universidade estadual, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 64 servidores técnico-administrativos da IES. A QVT foi avaliada por meio de dois q...

ver descrição completa

Principais autores: Freitas, André Luís Policani, Souza, Rennata Guarino Bastos de, Quintella, Heitor Luiz Murat de Meirelles
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1382
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: OBJETIVO: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos mais críticos em termos de QVT em uma universidade estadual, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 64 servidores técnico-administrativos da IES. A QVT foi avaliada por meio de dois questionários propostos por Freitas e Souza (2009). O perfil dos respondentes foi caracterizado por meio do emprego de estatística descritiva composta por frequência e média. A Análise dos Quartis foi utilizada para determinar os itens mais críticos. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item. RESULTADOS: Os resultados indicaram que os aspectos mais críticos em termos de QVT estão relacionados ao salário recebido, às oportunidades de carreira e às condições do ambiente de trabalho. CONCLUSÕES: Política salarial, condições do ambiente de trabalho e planos de carreira devem ser revistos para que haja melhoria da QVT na universidade.