Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória
OBJETIVO: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos mais críticos em termos de QVT em uma universidade estadual, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 64 servidores técnico-administrativos da IES. A QVT foi avaliada por meio de dois q...
Principais autores: | Freitas, André Luís Policani, Souza, Rennata Guarino Bastos de, Quintella, Heitor Luiz Murat de Meirelles |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1382 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1382 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-13822016-07-05T01:21:19Z Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória Freitas, André Luís Policani Souza, Rennata Guarino Bastos de Quintella, Heitor Luiz Murat de Meirelles OBJETIVO: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos mais críticos em termos de QVT em uma universidade estadual, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 64 servidores técnico-administrativos da IES. A QVT foi avaliada por meio de dois questionários propostos por Freitas e Souza (2009). O perfil dos respondentes foi caracterizado por meio do emprego de estatística descritiva composta por frequência e média. A Análise dos Quartis foi utilizada para determinar os itens mais críticos. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item. RESULTADOS: Os resultados indicaram que os aspectos mais críticos em termos de QVT estão relacionados ao salário recebido, às oportunidades de carreira e às condições do ambiente de trabalho. CONCLUSÕES: Política salarial, condições do ambiente de trabalho e planos de carreira devem ser revistos para que haja melhoria da QVT na universidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNpq 2013-04-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1382 10.3895/S2175-08582013000200001 Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 5, n. 2 (2013) 2175-0858 10.3895/S2175-085820130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1382/974 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Freitas, André Luís Policani Souza, Rennata Guarino Bastos de Quintella, Heitor Luiz Murat de Meirelles |
spellingShingle |
Freitas, André Luís Policani Souza, Rennata Guarino Bastos de Quintella, Heitor Luiz Murat de Meirelles Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória |
author_sort |
Freitas, André Luís Policani |
title |
Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória |
title_short |
Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória |
title_full |
Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória |
title_fullStr |
Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória |
title_full_unstemmed |
Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória |
title_sort |
qualidade de vida no trabalho do técnico-administrativo em ies públicas: uma análise exploratória |
description |
OBJETIVO: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos mais críticos em termos de QVT em uma universidade estadual, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 64 servidores técnico-administrativos da IES. A QVT foi avaliada por meio de dois questionários propostos por Freitas e Souza (2009). O perfil dos respondentes foi caracterizado por meio do emprego de estatística descritiva composta por frequência e média. A Análise dos Quartis foi utilizada para determinar os itens mais críticos. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item. RESULTADOS: Os resultados indicaram que os aspectos mais críticos em termos de QVT estão relacionados ao salário recebido, às oportunidades de carreira e às condições do ambiente de trabalho. CONCLUSÕES: Política salarial, condições do ambiente de trabalho e planos de carreira devem ser revistos para que haja melhoria da QVT na universidade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1382 |
_version_ |
1805292407087955968 |
score |
10,814766 |