Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração

Este artigo apresenta um excerto de uma investigação de Doutorado em Educação, linha Ensino de Ciências e Matemática, que está em andamento e aborda o detalhamento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, elaborada com o intuito de oportunizar a aprendizagem significativa de conceitos...

ver descrição completa

Principais autores: Fogaça, Letícia dos Santos, Moreira, Marco Antonio, Caballero Sahelices, María Concesa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/13914
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-13914
recordtype ojs
spelling peri-article-139142022-10-20T14:34:58Z Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração Fogaça, Letícia dos Santos Moreira, Marco Antonio Caballero Sahelices, María Concesa Ensino de Matemática Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Matemática e Administração; Campos Conceituais; Aprendizagem Significativa; Equações e gráficos. Ensino de equações e gráficos para estudantes do curso de Administração de Empresas Este artigo apresenta um excerto de uma investigação de Doutorado em Educação, linha Ensino de Ciências e Matemática, que está em andamento e aborda o detalhamento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, elaborada com o intuito de oportunizar a aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos, no contexto de um curso de Administração. Os participantes desta pesquisa, foram 21 estudantes, todos matriculados na disciplina de Matemática I, ofertada no primeiro semestre do curso, em uma universidade privada, localizada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo. Os registros elaborados pelos discentes, foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel (1963) e da Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud (1990). Eles forneceram indícios de que os estudantes que mais demonstraram avanços no domínio do campo conceitual das equações, foram os mesmos para os quais a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa se mostrou mais exitosa, ou seja, o êxito da Unidade de Ensino esteve intimamente ligado ao avanço do domínio do campo conceitual em questão. Em consequência disso, a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa promoveu diferentes níveis de êxito na turma alvo do estudo. Além disso, verificou-se que a intersecção entre as duas áreas de conhecimento (Matemática e Administração), se mostrou como uma provável fragilidade, por parte dos estudantes.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-05-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo qualitativo application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/13914 10.3895/etr.v5n1.13914 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 5, n. 1 (2021); 14-32 2594-3901 10.3895/etr.v5n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/13914/8345 Direitos autorais 2021 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Fogaça, Letícia dos Santos
Moreira, Marco Antonio
Caballero Sahelices, María Concesa
spellingShingle Fogaça, Letícia dos Santos
Moreira, Marco Antonio
Caballero Sahelices, María Concesa
Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração
author_sort Fogaça, Letícia dos Santos
title Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração
title_short Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração
title_full Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração
title_fullStr Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração
title_full_unstemmed Uma UEPS elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de Administração
title_sort uma ueps elaborada em busca da aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos no contexto de um curso de administração
description Este artigo apresenta um excerto de uma investigação de Doutorado em Educação, linha Ensino de Ciências e Matemática, que está em andamento e aborda o detalhamento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, elaborada com o intuito de oportunizar a aprendizagem significativa de conceitos de equações e gráficos, no contexto de um curso de Administração. Os participantes desta pesquisa, foram 21 estudantes, todos matriculados na disciplina de Matemática I, ofertada no primeiro semestre do curso, em uma universidade privada, localizada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo. Os registros elaborados pelos discentes, foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel (1963) e da Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud (1990). Eles forneceram indícios de que os estudantes que mais demonstraram avanços no domínio do campo conceitual das equações, foram os mesmos para os quais a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa se mostrou mais exitosa, ou seja, o êxito da Unidade de Ensino esteve intimamente ligado ao avanço do domínio do campo conceitual em questão. Em consequência disso, a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa promoveu diferentes níveis de êxito na turma alvo do estudo. Além disso, verificou-se que a intersecção entre as duas áreas de conhecimento (Matemática e Administração), se mostrou como uma provável fragilidade, por parte dos estudantes. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/13914
_version_ 1805451558486278144
score 10,814766