Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências

Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompan...

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Principais autores: Staffa da Costa, João Francisco, do Rosário Lima, Valderez Marina, Biembengut, Maria Salett
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944
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spelling peri-article-139442024-01-05T20:45:14Z Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências Staffa da Costa, João Francisco do Rosário Lima, Valderez Marina Biembengut, Maria Salett Ensino Modelagem; Cegueira; Percepção – Compreensão. Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompanhar as atividades que lhe foram propostas. Portanto, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados cinco modelos físicos de escala, em que dados referentes às percepções táteis do participante foram gravados em áudio e transcritos na sequência. Na análise, fez-se o ‘enlace’ entre os dados de campo e a teoria perceptiva obtida. Como resultado foi possível identificar que a percepção dos conhecimentos relacionados a ‘relevo’, ‘hidrografia’ e ‘cartografia’, desse estudante com cegueira, perpassava as três fases da Modelagem, isto é, as fases da percepção-apreensão; compreensão-explicação; e significação-expressão. A identificação sobre como se dá o processo mental dos seres humanos, em especial o do colaborador desta pesquisa (devido à cegueira), pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica saibam como auxiliar seus estudantes no aprimoramento de seus conhecimentos e, mais que tudo, na busca de seus interesses profissionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-03-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944 10.3895/rbect.v16n1.13944 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdf_1 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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