Vídeo em Libras: um estudo sobre produção e consumo de material audiovisual para a educação de surdos
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou identificar que leituras os professores da rede regular de ensino fazem de um vídeo em Libras “Sinalizando a Sexualidade”, produzido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos para ser trabalhado com alunos surdos em diversos con...
Principais autores: | Ramos, Maria Barbosa, Rezende Filho, Luiz Augusto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1406 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou identificar que leituras os professores da rede regular de ensino fazem de um vídeo em Libras “Sinalizando a Sexualidade”, produzido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos para ser trabalhado com alunos surdos em diversos contextos. Inicialmente por meio da análise fílmica e entrevista com os produtores buscamos conhecer o significado preferencial e o endereçamento do vídeo e, por fim, a aplicação de um questionário mostrou as leituras sobre o vídeo quando o professor assume o lugar de espectador. A análise fílmica e entrevista com os produtores mostraram que o vídeo é endereçado principalmente à comunidade surda, mas também aos professores que podem trabalhar com seus alunos surdos questões sobre sexo seguro utilizando um material audiovisual em Libras. A análise dos questionários mostrou que os professores tiveram uma leitura convergente ao desejado pelos produtores com apenas um professor mantendo um distanciamento crítico com relação à estética do vídeo. |
---|