CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação

Os estudos críticos que buscam ampliar o olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade têm se ampliados, entre estes destacam-se os movimentos  da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No intuito de demarcar seus limites o presente...

ver descrição completa

Principais autores: de Siqueira, Gisele Carvalho, Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes, Freitas, Carlos Cesar Garcia, Sovierzoski, Hilda Helena, Lucas, Lucken Bueno
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14128
recordtype ojs
spelling peri-article-141282021-07-01T11:00:13Z CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação de Siqueira, Gisele Carvalho Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes Freitas, Carlos Cesar Garcia Sovierzoski, Hilda Helena Lucas, Lucken Bueno Ciências Humanas - Educação CTS; CTSA; Educação Ambiental Crítica. Os estudos críticos que buscam ampliar o olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade têm se ampliados, entre estes destacam-se os movimentos  da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No intuito de demarcar seus limites o presente artigo analisou suas características e a partir destas, propôs uma solução de compromisso para distinção da CTSA em relação a CTS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com emprego de análise bibliográfica. Como resultado tem-se a proposição dos seguintes princípios: compreender a realidade de maneira sistêmica; entender a realidade como um processo histórico social; reconhecer e respeitar a pluralidade, a diversidade e a cultura; visar a solução de demandas sociais; aprendizagem, participação e envolvimento; repensar práticas educativas; estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128 10.3895/rts.v17n48.14128 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 16-34 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 16-34 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n48 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128/8394 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Siqueira, Gisele Carvalho
Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes
Freitas, Carlos Cesar Garcia
Sovierzoski, Hilda Helena
Lucas, Lucken Bueno
spellingShingle de Siqueira, Gisele Carvalho
Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes
Freitas, Carlos Cesar Garcia
Sovierzoski, Hilda Helena
Lucas, Lucken Bueno
CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação
author_sort de Siqueira, Gisele Carvalho
title CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação
title_short CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação
title_full CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação
title_fullStr CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação
title_full_unstemmed CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação
title_sort cts e ctsa: em busca de uma diferenciação
description Os estudos críticos que buscam ampliar o olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade têm se ampliados, entre estes destacam-se os movimentos  da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No intuito de demarcar seus limites o presente artigo analisou suas características e a partir destas, propôs uma solução de compromisso para distinção da CTSA em relação a CTS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com emprego de análise bibliográfica. Como resultado tem-se a proposição dos seguintes princípios: compreender a realidade de maneira sistêmica; entender a realidade como um processo histórico social; reconhecer e respeitar a pluralidade, a diversidade e a cultura; visar a solução de demandas sociais; aprendizagem, participação e envolvimento; repensar práticas educativas; estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2021
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128
_version_ 1805449766910296064
score 10,814766