CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação
Os estudos críticos que buscam ampliar o olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade têm se ampliados, entre estes destacam-se os movimentos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No intuito de demarcar seus limites o presente...
Principais autores: | de Siqueira, Gisele Carvalho, Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes, Freitas, Carlos Cesar Garcia, Sovierzoski, Hilda Helena, Lucas, Lucken Bueno |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14128 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-141282021-07-01T11:00:13Z CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação de Siqueira, Gisele Carvalho Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes Freitas, Carlos Cesar Garcia Sovierzoski, Hilda Helena Lucas, Lucken Bueno Ciências Humanas - Educação CTS; CTSA; Educação Ambiental Crítica. Os estudos críticos que buscam ampliar o olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade têm se ampliados, entre estes destacam-se os movimentos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No intuito de demarcar seus limites o presente artigo analisou suas características e a partir destas, propôs uma solução de compromisso para distinção da CTSA em relação a CTS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com emprego de análise bibliográfica. Como resultado tem-se a proposição dos seguintes princípios: compreender a realidade de maneira sistêmica; entender a realidade como um processo histórico social; reconhecer e respeitar a pluralidade, a diversidade e a cultura; visar a solução de demandas sociais; aprendizagem, participação e envolvimento; repensar práticas educativas; estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128 10.3895/rts.v17n48.14128 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 16-34 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 16-34 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n48 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128/8394 Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Siqueira, Gisele Carvalho Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes Freitas, Carlos Cesar Garcia Sovierzoski, Hilda Helena Lucas, Lucken Bueno |
spellingShingle |
de Siqueira, Gisele Carvalho Ribeiro, Silvia Andreia Fernandes Freitas, Carlos Cesar Garcia Sovierzoski, Hilda Helena Lucas, Lucken Bueno CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação |
author_sort |
de Siqueira, Gisele Carvalho |
title |
CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação |
title_short |
CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação |
title_full |
CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação |
title_fullStr |
CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação |
title_full_unstemmed |
CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação |
title_sort |
cts e ctsa: em busca de uma diferenciação |
description |
Os estudos críticos que buscam ampliar o olhar sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade têm se ampliados, entre estes destacam-se os movimentos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). No intuito de demarcar seus limites o presente artigo analisou suas características e a partir destas, propôs uma solução de compromisso para distinção da CTSA em relação a CTS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, com emprego de análise bibliográfica. Como resultado tem-se a proposição dos seguintes princípios: compreender a realidade de maneira sistêmica; entender a realidade como um processo histórico social; reconhecer e respeitar a pluralidade, a diversidade e a cultura; visar a solução de demandas sociais; aprendizagem, participação e envolvimento; repensar práticas educativas; estimular o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14128 |
_version_ |
1805449766910296064 |
score |
10,814766 |