IAgora: a itinerância em tempos de pandemia

Nos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração...

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Autor principal: Moreira, Leonardo Maciel
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229
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Resumo: Nos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração de uma atividade de divulgação científica itinerante durante o período de distanciamento social. Essa atividade é caracterizada por unir ciência e arte, adotando o Teatro do Oprimido como linguagem artística. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da análise qualitativa, seguindo delineamentos de estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio de observação participante, caderno de campo, registros em áudio e vídeo e de documentos, durante os anos de 2020 e 2021. Percebemos que houve diversas adaptações a fim de viabilizar a atividade e que o tempo para montagem da atividade aumentou. Contudo, houve permanência das diretrizes de não colocar o visitante/usuário na posição de receptor passivo, de favorecer a atuação mais direta do público, de apresentar situações-problema desafiadoras e de favorecer o diálogo com interesses culturais e vivências cotidianas. O principal fator restritivo foi a não disponibilidade de recursos para facilitar a itinerância, nesse caso dependente de computadores e internet com configurações adequadas.