IAgora: a itinerância em tempos de pandemia
Nos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração...
Autor principal: | Moreira, Leonardo Maciel |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14229 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-142292022-10-18T23:38:26Z IAgora: a itinerância em tempos de pandemia IAgora: itinerant activity in times of pandemic Moreira, Leonardo Maciel Educação; tópicos específicos de educação Divulgação científica; Teatro; Ciência e arte Scientific dissemination; Theatre; Artscience Nos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração de uma atividade de divulgação científica itinerante durante o período de distanciamento social. Essa atividade é caracterizada por unir ciência e arte, adotando o Teatro do Oprimido como linguagem artística. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da análise qualitativa, seguindo delineamentos de estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio de observação participante, caderno de campo, registros em áudio e vídeo e de documentos, durante os anos de 2020 e 2021. Percebemos que houve diversas adaptações a fim de viabilizar a atividade e que o tempo para montagem da atividade aumentou. Contudo, houve permanência das diretrizes de não colocar o visitante/usuário na posição de receptor passivo, de favorecer a atuação mais direta do público, de apresentar situações-problema desafiadoras e de favorecer o diálogo com interesses culturais e vivências cotidianas. O principal fator restritivo foi a não disponibilidade de recursos para facilitar a itinerância, nesse caso dependente de computadores e internet com configurações adequadas. In recent years scientific dissemination has reaffirmed as important for a nationwide project to achieve scientific literacy. In this scenario, itinerancy in scientific dissemination has been gaining prominence. This research aims to describe and analyze the development of an itinerant scientific dissemination activity during the period of social isolation. This activity is characterized by linking science and art, adopting the Theater of the Oppressed as an artistic language. The research was developed from the perspective of qualitative analysis, following case study designs, with data being collected through participant observation, field notebook, audio and video records and documents, during the years 2020 and 2021. We found that there have been several adaptations in order to make the activity feasible and that the time for setting up the activity has increased. However, there were permanence of the guidelines of not placing the visitor in the position of passive receiver, of favoring the more direct action of the public, of presenting challenging problem situations and of favoring the dialogue with cultural interests and everyday experiences. The main restrictive factor was the non-availability of resources to facilitate roaming, in this case dependent on computers and internet with adequate settings. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró-reitoria de extensão universitária. 2021-08-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Estudo de caso application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229 10.3895/actio.v6n2.14229 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-24 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-24 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229/8515 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14229/2254 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Moreira, Leonardo Maciel |
spellingShingle |
Moreira, Leonardo Maciel IAgora: a itinerância em tempos de pandemia |
author_sort |
Moreira, Leonardo Maciel |
title |
IAgora: a itinerância em tempos de pandemia |
title_short |
IAgora: a itinerância em tempos de pandemia |
title_full |
IAgora: a itinerância em tempos de pandemia |
title_fullStr |
IAgora: a itinerância em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
IAgora: a itinerância em tempos de pandemia |
title_sort |
iagora: a itinerância em tempos de pandemia |
description |
Nos últimos anos a divulgação científica se reafirmou como importante para um projeto de nação e de educação em ciências com vistas à alfabetização científica. Nesse cenário a itinerância na divulgação científica vem ganhando destaque. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a elaboração de uma atividade de divulgação científica itinerante durante o período de distanciamento social. Essa atividade é caracterizada por unir ciência e arte, adotando o Teatro do Oprimido como linguagem artística. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da análise qualitativa, seguindo delineamentos de estudo de caso, tendo os dados sido coletados por meio de observação participante, caderno de campo, registros em áudio e vídeo e de documentos, durante os anos de 2020 e 2021. Percebemos que houve diversas adaptações a fim de viabilizar a atividade e que o tempo para montagem da atividade aumentou. Contudo, houve permanência das diretrizes de não colocar o visitante/usuário na posição de receptor passivo, de favorecer a atuação mais direta do público, de apresentar situações-problema desafiadoras e de favorecer o diálogo com interesses culturais e vivências cotidianas. O principal fator restritivo foi a não disponibilidade de recursos para facilitar a itinerância, nesse caso dependente de computadores e internet com configurações adequadas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14229 |
_version_ |
1805450794203348992 |
score |
10,814766 |