Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência
Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa...
Principais autores: | Silva, Roberta Cristina, Franca, Suzane Bezerra, Ferreira, Helaine Sivini |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa netnográfica, realizada a partir de notícias e postagens veiculadas pelo setor de comunicação no site do museu e nas mídias sociais; e entrevistas de autoconfrontação realizadas com o diretor do museu e a coordenadora do programa. Esse encaminhamento metodológico aponta para a percepção dos sujeitos pesquisados, atuarem como coanalistas de sua própria atividade ao desenvolverem uma verbalização. Os resultados indicam a abrangência do programa no estado de Pernambuco e adjacências e suas contribuições nos processos de descentralização do acesso à ciência. O Ciência Móvel é um programa bem consolidado, que tem dinâmica fluida e se articula facilmente com outros programas e exposições do museu para o atendimento de múltiplas demandas. Os aspectos deficitários residem nas ações de formação da equipe de mediadores e ausência de instrumentos padronizados para coleta de dados que possibilitem revelar de forma sistemática os impactos de suas práticas itinerantes nos múltiplos sujeitos participantes. |
---|