Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência
Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa...
Principais autores: | Silva, Roberta Cristina, Franca, Suzane Bezerra, Ferreira, Helaine Sivini |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-14287 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-142872022-10-18T23:38:26Z Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência “Ciência Móvel” Program in Pernambuco: reflections on itinerant activities at the Espaço Ciência Museum Silva, Roberta Cristina Franca, Suzane Bezerra Ferreira, Helaine Sivini Área: educação e sub área: tópicos específicos de educação Ações itinerantes; Popularização da Ciência; Museus de Ciências. Itinerant practices; Popularization of science; Science Museums Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa netnográfica, realizada a partir de notícias e postagens veiculadas pelo setor de comunicação no site do museu e nas mídias sociais; e entrevistas de autoconfrontação realizadas com o diretor do museu e a coordenadora do programa. Esse encaminhamento metodológico aponta para a percepção dos sujeitos pesquisados, atuarem como coanalistas de sua própria atividade ao desenvolverem uma verbalização. Os resultados indicam a abrangência do programa no estado de Pernambuco e adjacências e suas contribuições nos processos de descentralização do acesso à ciência. O Ciência Móvel é um programa bem consolidado, que tem dinâmica fluida e se articula facilmente com outros programas e exposições do museu para o atendimento de múltiplas demandas. Os aspectos deficitários residem nas ações de formação da equipe de mediadores e ausência de instrumentos padronizados para coleta de dados que possibilitem revelar de forma sistemática os impactos de suas práticas itinerantes nos múltiplos sujeitos participantes. The present study aims to reflect on multiple elements that cut across the itinerant activities’ practices in the “Ciência Móvel” Program at Espaço Ciência Museum/PE. The methodological design considered the triangulation between data from bibliographic and documentary research, netnographic research, carried out from news and posts published by the communication sector on the museum's website and on social media; and self-confrontation interviews conducted with the museum director and the program coordinator. This methodological approach points to the perception of the individuals surveyed, acting as co-analysts of their own activity, when developing a verbalization. The results indicate the scope of Program at Pernambuco and its surroundings and its contributions on the decentralization processes of access to science. “Ciência Móvel” is a well-established Program, which has a fluid dynamic, and it is easily articulated with other museum programs and exhibitions to attend multiple demands. The identified weaknesses are in the training actions of the mediator’s team and the absence of standardized instruments to a systematic data collection to reveal the impacts of their itinerant practices on the multiple participating subjects. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2021-08-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287 10.3895/actio.v6n2.14287 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-23 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-23 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287/8517 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14287/2292 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14287/2293 Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Roberta Cristina Franca, Suzane Bezerra Ferreira, Helaine Sivini |
spellingShingle |
Silva, Roberta Cristina Franca, Suzane Bezerra Ferreira, Helaine Sivini Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
author_sort |
Silva, Roberta Cristina |
title |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_short |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_full |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_fullStr |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_full_unstemmed |
Programa Ciência Móvel em Pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no Museu Espaço Ciência |
title_sort |
programa ciência móvel em pernambuco: reflexões sobre as atividades itinerantes no museu espaço ciência |
description |
Este trabalho tem como objetivo tecer uma reflexão sobre os múltiplos elementos que perpassam a prática das atividades itinerantes do programa Ciência Móvel do museu Espaço Ciência/PE. O delineamento metodológico considerou a triangulação entre dados da pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa netnográfica, realizada a partir de notícias e postagens veiculadas pelo setor de comunicação no site do museu e nas mídias sociais; e entrevistas de autoconfrontação realizadas com o diretor do museu e a coordenadora do programa. Esse encaminhamento metodológico aponta para a percepção dos sujeitos pesquisados, atuarem como coanalistas de sua própria atividade ao desenvolverem uma verbalização. Os resultados indicam a abrangência do programa no estado de Pernambuco e adjacências e suas contribuições nos processos de descentralização do acesso à ciência. O Ciência Móvel é um programa bem consolidado, que tem dinâmica fluida e se articula facilmente com outros programas e exposições do museu para o atendimento de múltiplas demandas. Os aspectos deficitários residem nas ações de formação da equipe de mediadores e ausência de instrumentos padronizados para coleta de dados que possibilitem revelar de forma sistemática os impactos de suas práticas itinerantes nos múltiplos sujeitos participantes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2021 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14287 |
_version_ |
1805451202985459712 |
score |
10,814766 |