Pesquisas sobre memes no ensino de Ciências da Natureza
As tecnologias digitais de informação e comunicação vêm corroborando com a (re)significação do processo de ensino e aprendizagem em Química, Física e Biologia. O gênero multimodal meme é fruto desse avanço tecnológico e tem contribuído com a construção de conhecimento acerca da Ciência por um públic...
Principais autores: | Lopes, Jozélio Agostinho, Leite, Bruno Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14298 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
As tecnologias digitais de informação e comunicação vêm corroborando com a (re)significação do processo de ensino e aprendizagem em Química, Física e Biologia. O gênero multimodal meme é fruto desse avanço tecnológico e tem contribuído com a construção de conhecimento acerca da Ciência por um público multifacetado. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo, por meio de uma revisão sistemática da literatura, analisar como os memes vêm sendo empregados na área de Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, de abordagem quali-quantitativa, considerando como corpus da pesquisa artigos publicados em periódicos de Qualis A1, A2, B1, B2 e B3 da área de Ensino. A análise dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A revisão sistemática possibilitou a identificação de 6 artigos envolvendo o uso de memes em espaços formais, como escolas da educação básica e universidades; e não formais, tais como mídias sociais e museus. Os resultados apontam que os memes têm se mostrado de grande pertinência à aprendizagem em Ciências da Natureza, uma vez que atuam como catalisadores na difusão da Ciência, são de grande aceitação, ricos em significados, dinâmicos e atuais, além de corroborar com a formação científica dos participantes. Todavia, são incipientes os estudos nesse campo de investigação, o que revela uma necessidade emergente em se promover pesquisas e reflexões sobre esse recurso digital. |
---|