Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos

O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protoc...

ver descrição completa

Principais autores: de Barros Gomes, Mariele Furtado, Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-14451
recordtype ojs
spelling peri-article-144512022-12-26T17:59:17Z Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos de Barros Gomes, Mariele Furtado Mendes, Marco Aurélio de Sousa Literatura Brasileira; Ensino de Literatura; Letramento Literário. Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário. O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-12-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451 10.3895/rl.v24n45.14451 Revista de Letras; v. 24, n. 44 (2022) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v24n44 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451/9314 Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Barros Gomes, Mariele Furtado
Mendes, Marco Aurélio de Sousa
spellingShingle de Barros Gomes, Mariele Furtado
Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
author_sort de Barros Gomes, Mariele Furtado
title Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_short Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_full Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_fullStr Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_full_unstemmed Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos
title_sort leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra o alienista em quadrinhos
description O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto.  
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14451
_version_ 1805449474936406016
score 10,814766