O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade

Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciência...

ver descrição completa

Principais autores: Varela, Paulo, Martins, Ana Patrícia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”.