O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciência...
Principais autores: | Varela, Paulo, Martins, Ana Patrícia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1449 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-14492013-09-18T17:03:03Z O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade Varela, Paulo Martins, Ana Patrícia Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico - Universidade do Minho 2013-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449 10.3895/S1982-873X2013000200006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449/1038 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Varela, Paulo Martins, Ana Patrícia |
spellingShingle |
Varela, Paulo Martins, Ana Patrícia O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade |
author_sort |
Varela, Paulo |
title |
O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade |
title_short |
O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade |
title_full |
O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade |
title_fullStr |
O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade |
title_sort |
o papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade |
description |
Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449 |
_version_ |
1805291944576811008 |
score |
10,814766 |