O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade

Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciência...

ver descrição completa

Principais autores: Varela, Paulo, Martins, Ana Patrícia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1449
recordtype ojs
spelling peri-article-14492013-09-18T17:03:03Z O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade Varela, Paulo Martins, Ana Patrícia Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico - Universidade do Minho 2013-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449 10.3895/S1982-873X2013000200006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449/1038 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Varela, Paulo
Martins, Ana Patrícia
spellingShingle Varela, Paulo
Martins, Ana Patrícia
O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
author_sort Varela, Paulo
title O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_short O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_full O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_fullStr O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_full_unstemmed O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
title_sort o papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade
description Este artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma turma (n=17) do 1º ano de escolaridade foi sujeita a uma prática de ensino experimental das Ciências. Esta prática implica renovados papéis do professor e do aluno. O projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos: a) promover uma abordagem prática e experimental das ciências; b) descrever o processo de construção de significados científicos de alguns temas curriculares; c) caracterizar o papel do professor e do aluno, no contexto dessa prática. Após a observação participante, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e gravações áudio das aulas. A análise dos diários permitiu identificar um conjunto de categorias relativas ao papel do professor e dos alunos na abordagem das ciências promovida na sala de aula. O processo de construção de significados é ilustrado, através da análise do caso da “flutuação e afundamento de objetos em água”.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1449
_version_ 1805291944576811008
score 10,814766