Percursos e perspectivas de investigações e produções na linha de pesquisa Ensino de Ciências e relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) do PPGFCET-UTFPR
Na conjuntura de reformulações no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2016, estabeleceu-se a linha de pesquisa Ensino de Ciências e relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA),...
Principais autores: | Sutil, Noemi, Alessi Guebur Roehrig, Silmara, Teixeira Lisboa, Ana Maria |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2021
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14587 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Na conjuntura de reformulações no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2016, estabeleceu-se a linha de pesquisa Ensino de Ciências e relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), na área de concentração Ciência, Tecnologia e Sociedade e Meio Ambiente. Nesta edição comemorativa aos 10 anos do PPGFCET, ensejou-se delinear percursos e perspectivas de pesquisas e produções na referida linha. Pertinente a esse intuito, propuseram-se: repertoriar aspectos e eventos subjacentes à constituição da linha; identificar tendências de pesquisa e produções na linha; correlacionar ações, pesquisas e produções da linha à formação docente no PPGFCET. Consoante a tais objetivos, em pesquisa de ênfase qualitativa, entrevistaram-se três docentes, com atuação como coordenadores do PPGFCET, e analisaram-se 12 dissertações/produtos vinculados à linha, os quais foram apreciados conforme pressupostos de Análise de Conteúdo. Destacaram-se orientações atinentes a referenciais teóricos de Educação CTSA/CTS e Educação Ambiental, abrangendo composições curriculares e metodológicas alusivas à abordagem de temáticas socioambientais, majoritariamente, em referência à Educação Básica. |
---|