Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo

Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de C...

ver descrição completa

Principais autores: Almeida, Rosiney Rocha, Araujo Jr., Carlos Fernando, Chaves, Andréa Carla Leite, Santos, Cintia Aparecida Bento dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1459
recordtype ojs
spelling peri-article-14592014-09-26T12:48:07Z Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo Almeida, Rosiney Rocha Araujo Jr., Carlos Fernando Chaves, Andréa Carla Leite Santos, Cintia Aparecida Bento dos Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins.    Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2014-08-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459 10.3895/S1982-873X2014000200005 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459/1271 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Almeida, Rosiney Rocha
Araujo Jr., Carlos Fernando
Chaves, Andréa Carla Leite
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
spellingShingle Almeida, Rosiney Rocha
Araujo Jr., Carlos Fernando
Chaves, Andréa Carla Leite
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
author_sort Almeida, Rosiney Rocha
title Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_short Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_full Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_fullStr Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_full_unstemmed Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
title_sort um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de objetos de aprendizagem: uma análise de conteúdo
description Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins.   
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459
_version_ 1805291786117054464
score 10,814766