Indicadores qualitativos da argumentação dialógica: um olhar sobre a educação pela pesquisa no ensino de ciências

A argumentação em sala de aula desafia docentes de diversos níveis e áreas de ensino. Múltiplos são os enfoques possíveis e escassos são os subsídios voltados a instrumentalizar professores com orientações capazes de qualificar o desenvolvimento dessa importante competência. Partindo desse contexto...

ver descrição completa

Principais autores: Brandolt-Borges, Thelma Duarte, Lima, Valderez Marina do Rosário
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14719
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A argumentação em sala de aula desafia docentes de diversos níveis e áreas de ensino. Múltiplos são os enfoques possíveis e escassos são os subsídios voltados a instrumentalizar professores com orientações capazes de qualificar o desenvolvimento dessa importante competência. Partindo desse contexto e da opção pela perspectiva dialógica da argumentação como a mais adequada para utilização no âmbito escolar, a presente investigação, que se caracteriza metodologicamente como um estudo de caso, objetiva analisar uma sequência didática, desenvolvida a partir dos princípios da Educação pela Pesquisa (EPP), por meio dos indicadores qualitativos da argumentação dialógica (IQAD).  Os referidos indicadores, recentemente construídos, serão utilizados como ferramenta analítica para avaliar situações de ensino planejadas e mediadas sob a égide de uma abordagem formativa escolar. Os resultados emergentes indicam que várias ações propostas como indicadores  reverberam na prática da sala de aula analisada. Considera-se, portanto, que tais evidências reforçam o entendimento de que a EPP apresenta convergências com a abordagem dialógica da argumentação.