Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
O isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 suspendeu as aulas desde março de 2020 na maior parte das cidades do país e passou a exigir dos educadores uma postura crítica e criativa, capaz de gerar alternativas diante do imprevisível que se presentificou em nossas vidas. Nesse contexto, o...
Principais autores: | Oliveira Lemes, Luciana da Silva, Madeira-Coelho, Cristina Massot, Farias, Rhaisa Naiade Pael, Velho, Carolina Helena Micheli, Marroquim, Moara Vilaça Albuquerque |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796 |
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peri-article-147962024-04-30T22:36:02Z Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia Subjectivity and teacher training in a municipal early childhood education system: challenges in pandemic times Oliveira Lemes, Luciana da Silva Madeira-Coelho, Cristina Massot Farias, Rhaisa Naiade Pael Velho, Carolina Helena Micheli Marroquim, Moara Vilaça Albuquerque CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO Formação docente; Subjetividade; Educação Infantil; Pandemia Teacher training; Subjectivity; Early Childhood Education; Pandemic O isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 suspendeu as aulas desde março de 2020 na maior parte das cidades do país e passou a exigir dos educadores uma postura crítica e criativa, capaz de gerar alternativas diante do imprevisível que se presentificou em nossas vidas. Nesse contexto, o trabalho desse artigo, que se integra à pesquisa mais ampla, propõe compreender processos da formação docente como parte da multidimensionalidade do funcionamento de um sistema municipal de Educação Infantil, por meio da compreensão de como professoras subjetivam uma vivência formativa. Com base na Teoria da Subjetividade e na correspondente Epistemologia Qualitativa de González Rey, abordam-se sentidos subjetivos produzidos pelas professoras como grupo social e a forma como essa produção se configurou, nesse contexto de exceção, como resposta possível à formação profissional e à imposição da tecnologia em suas práticas cotidianas. Para além de aspectos que singularizam a experiência desse grupo social, a construção-interpretativa traz, também, a produção particular da subjetividade individual de uma dessas docentes, considerando que a experiência formativa se constituiu para a professora como contexto favorecedor de aprendizagem sobre a função e os processos da educação escolar na primeira infância em relação à sua trajetória docente. The social isolation resulting from the COVID-19 pandemic has suspended classes since March 2020 in most cities in Brazil and started to demand a critical and creative attitude from educators, capable of generating alternatives in the face of the unpredictable that has become present in our lives. In this context, the work of this article, which is part of broader research, proposes to understand the processes of teacher education as part of the multidimensionality of the functioning of a municipal Early Childhood Education system, through the understanding of how teachers subjectify a training experience. Based on the Theory of Subjectivity and the corresponding Qualitative Epistemology by González Rey, subjective meanings produced by the teachers as a social group and the way in which this production was configured, in this context of exception, as a possible response to professional training and the imposition of technology in their everyday practices. In addition to aspects that single out the experience of this social group, the interpretative construction also brings the particular production of individual subjectivity of one of these teachers, considering that the training experience was constituted for the teacher as a favourable context for learning about the function and the processes of early childhood school education in relation to its teaching trajectory. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) l 2022-04-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796 10.3895/rbect.v15n1.14796 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann 1982-873X 10.3895/rbect.v15n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14796/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14796/2572 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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