Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação

presenta-se um mapeamento de dissertações e teses, produzidas entre 2008 e 2020, em Programas de Pós-Graduação voltados ao Ensino e à Educação em Ciências e Matemática e Programas de Educação. O enfoque privilegiado para a busca foi a inclusão no Ensino de Ciências de pessoas com deficiência visual....

ver descrição completa

Principais autores: Bonacazata Santos, Marina Silveira, de Carvalho, Fabiana Aparecida, de Oliveira, André Luis
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15015
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: presenta-se um mapeamento de dissertações e teses, produzidas entre 2008 e 2020, em Programas de Pós-Graduação voltados ao Ensino e à Educação em Ciências e Matemática e Programas de Educação. O enfoque privilegiado para a busca foi a inclusão no Ensino de Ciências de pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, discutem-se, primeiramente, as possibilidades e recursos indicados para a formação docente inicial e continuada e o Ensino de Ciências e Biologia que contemplem o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase nas pessoas com deficiência visual. O caminho metodológico, quali-quantitativo, compreendeu um Estado do Conhecimento com cunho teórico-bibliográfico e documental, no qual foram catalogados 11 trabalhos, sendo nove em Ciências, um em Biologia e um em Ciências/Biologia, correspondendo a oito dissertações de mestrado acadêmico, duas dissertações de mestrado profissional e uma tese de doutorado, categorizadas em descritores específicos que balizam a conhecimento das produções. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação das pesquisas com o tema, pois os trabalhos, embora contemplem a urgência da discussão, ainda são poucos se considerados o período analisado, as políticas educacionais de inclusão no Brasil, a relevância para a formação de professores e o déficit formativo em conhecimentos e abordagens sobre o tema.