Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação

presenta-se um mapeamento de dissertações e teses, produzidas entre 2008 e 2020, em Programas de Pós-Graduação voltados ao Ensino e à Educação em Ciências e Matemática e Programas de Educação. O enfoque privilegiado para a busca foi a inclusão no Ensino de Ciências de pessoas com deficiência visual....

ver descrição completa

Principais autores: Bonacazata Santos, Marina Silveira, de Carvalho, Fabiana Aparecida, de Oliveira, André Luis
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15015
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15015
recordtype ojs
spelling peri-article-150152024-05-01T10:05:56Z Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação Inclusion of visually impaired people and the science and biology education: a state of knowledge of the theme in the postgraduate course Bonacazata Santos, Marina Silveira de Carvalho, Fabiana Aparecida de Oliveira, André Luis Ciências da Natureza, Ensino de Ciências Educação Especial; Ensino Inclusivo; Formação de Professores; Ensino de Ciências e Biologia. pecial Education; Inclusive Education; Teacher Training; Science and Biology Education presenta-se um mapeamento de dissertações e teses, produzidas entre 2008 e 2020, em Programas de Pós-Graduação voltados ao Ensino e à Educação em Ciências e Matemática e Programas de Educação. O enfoque privilegiado para a busca foi a inclusão no Ensino de Ciências de pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, discutem-se, primeiramente, as possibilidades e recursos indicados para a formação docente inicial e continuada e o Ensino de Ciências e Biologia que contemplem o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase nas pessoas com deficiência visual. O caminho metodológico, quali-quantitativo, compreendeu um Estado do Conhecimento com cunho teórico-bibliográfico e documental, no qual foram catalogados 11 trabalhos, sendo nove em Ciências, um em Biologia e um em Ciências/Biologia, correspondendo a oito dissertações de mestrado acadêmico, duas dissertações de mestrado profissional e uma tese de doutorado, categorizadas em descritores específicos que balizam a conhecimento das produções. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação das pesquisas com o tema, pois os trabalhos, embora contemplem a urgência da discussão, ainda são poucos se considerados o período analisado, as políticas educacionais de inclusão no Brasil, a relevância para a formação de professores e o déficit formativo em conhecimentos e abordagens sobre o tema. The present study indicates a mapping of dissertations and thesis, produced between 2008 and 2020, in Graduate Programs focused on Science and Mathematics Teaching and Education and Education Programs. The main focus of the search was the inclusion in Science Education of people with visual impairment. In this sense, we discuss, first, the possibilities and resources indicated for initial and continuing teacher training and the Science and Biology Education that contemplate the Special Education Target Audience (PAEE), with emphasis on visually impaired people. The methodological path, qualitative-quantitative, comprised a State of Knowledge with a theoretical, bibliographical and documental nature, in which 11 papers were catalogued, nine of them in Science, one in Biology and one in Science/Biology, corresponding to eight academic Master's dissertations, two professional Master's dissertations and a doctoral thesis, categorized according to specific descriptors that guide the knowledge of the productions. The results point to the need to expand research on the subject, because the studies, although they contemplate the urgency of the discussion, are still few if we consider the period analyzed, the educational policies of inclusion in Brazil, the relevance for teacher training, and the formative deficit in knowledge and approaches on the subject. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2022-11-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa Teórico-Bibliográfica e Documental application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15015 10.3895/actio.v7n3.15015 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-25 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-25 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15015/9177 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15015/2527 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bonacazata Santos, Marina Silveira
de Carvalho, Fabiana Aparecida
de Oliveira, André Luis
spellingShingle Bonacazata Santos, Marina Silveira
de Carvalho, Fabiana Aparecida
de Oliveira, André Luis
Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
author_sort Bonacazata Santos, Marina Silveira
title Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
title_short Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
title_full Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
title_fullStr Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
title_full_unstemmed Inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
title_sort inclusão de pessoas com deficiência visual e o ensino de ciências e biologia: um estado do conhecimento da temática na pós-graduação
description presenta-se um mapeamento de dissertações e teses, produzidas entre 2008 e 2020, em Programas de Pós-Graduação voltados ao Ensino e à Educação em Ciências e Matemática e Programas de Educação. O enfoque privilegiado para a busca foi a inclusão no Ensino de Ciências de pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, discutem-se, primeiramente, as possibilidades e recursos indicados para a formação docente inicial e continuada e o Ensino de Ciências e Biologia que contemplem o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase nas pessoas com deficiência visual. O caminho metodológico, quali-quantitativo, compreendeu um Estado do Conhecimento com cunho teórico-bibliográfico e documental, no qual foram catalogados 11 trabalhos, sendo nove em Ciências, um em Biologia e um em Ciências/Biologia, correspondendo a oito dissertações de mestrado acadêmico, duas dissertações de mestrado profissional e uma tese de doutorado, categorizadas em descritores específicos que balizam a conhecimento das produções. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação das pesquisas com o tema, pois os trabalhos, embora contemplem a urgência da discussão, ainda são poucos se considerados o período analisado, as políticas educacionais de inclusão no Brasil, a relevância para a formação de professores e o déficit formativo em conhecimentos e abordagens sobre o tema.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2022
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15015
_version_ 1805535648626507776
score 10,814766