Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil

Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Instituto...

ver descrição completa

Principais autores: de Jesus, Vania, Aragão, Elisângela de Menezes, Campos dos Santos, Mário Jorge
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Institutos Federais no desenvolvimento de Tecnologia Social, tendo como base inovações, sejam elas de processo ou de produto, que foram certificadas pela Fundação Banco do Brasil e disponibilizadas no Banco de Tecnologia Social, denominado Transforma. Das mais de mil tecnologias certificadas que compõe o banco de TS, constatou-se cinco com titularidades ligadas aos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tendo estas a predominância da temática Educação nas soluções apresentadas e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento de objetivos de sustentabilidades importantes. Neste contexto, observou-se que, nos Institutos Federais além do conhecimento técnico, é importante o desenvolvimento de profissionais com olhar para a sociedade e os desafios de natureza socioambiental.