Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Instituto...
Principais autores: | de Jesus, Vania, Aragão, Elisângela de Menezes, Campos dos Santos, Mário Jorge |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15018 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-150182024-05-01T15:48:22Z Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil de Jesus, Vania Aragão, Elisângela de Menezes Campos dos Santos, Mário Jorge EDUCAÇÃO tecnologia social; Instituto Federal; FBB; Extensão tecnológica Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Institutos Federais no desenvolvimento de Tecnologia Social, tendo como base inovações, sejam elas de processo ou de produto, que foram certificadas pela Fundação Banco do Brasil e disponibilizadas no Banco de Tecnologia Social, denominado Transforma. Das mais de mil tecnologias certificadas que compõe o banco de TS, constatou-se cinco com titularidades ligadas aos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tendo estas a predominância da temática Educação nas soluções apresentadas e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento de objetivos de sustentabilidades importantes. Neste contexto, observou-se que, nos Institutos Federais além do conhecimento técnico, é importante o desenvolvimento de profissionais com olhar para a sociedade e os desafios de natureza socioambiental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018 10.3895/rts.v19n55.15018 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 99-116 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 99-116 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018/9230 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Jesus, Vania Aragão, Elisângela de Menezes Campos dos Santos, Mário Jorge |
spellingShingle |
de Jesus, Vania Aragão, Elisângela de Menezes Campos dos Santos, Mário Jorge Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil |
author_sort |
de Jesus, Vania |
title |
Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil |
title_short |
Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil |
title_full |
Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil |
title_fullStr |
Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil |
title_full_unstemmed |
Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil |
title_sort |
tecnologia social e institutos federais de educação no brasil: um mapeamento na base transforma da fundação banco do brasil |
description |
Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Institutos Federais no desenvolvimento de Tecnologia Social, tendo como base inovações, sejam elas de processo ou de produto, que foram certificadas pela Fundação Banco do Brasil e disponibilizadas no Banco de Tecnologia Social, denominado Transforma. Das mais de mil tecnologias certificadas que compõe o banco de TS, constatou-se cinco com titularidades ligadas aos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tendo estas a predominância da temática Educação nas soluções apresentadas e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento de objetivos de sustentabilidades importantes. Neste contexto, observou-se que, nos Institutos Federais além do conhecimento técnico, é importante o desenvolvimento de profissionais com olhar para a sociedade e os desafios de natureza socioambiental. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018 |
_version_ |
1805535510558408704 |
score |
10,814766 |