Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil

Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Instituto...

ver descrição completa

Principais autores: de Jesus, Vania, Aragão, Elisângela de Menezes, Campos dos Santos, Mário Jorge
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15018
recordtype ojs
spelling peri-article-150182024-05-01T15:48:22Z Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil de Jesus, Vania Aragão, Elisângela de Menezes Campos dos Santos, Mário Jorge EDUCAÇÃO tecnologia social; Instituto Federal; FBB; Extensão tecnológica Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Institutos Federais no desenvolvimento de Tecnologia Social, tendo como base inovações, sejam elas de processo ou de produto, que foram certificadas pela Fundação Banco do Brasil e disponibilizadas no Banco de Tecnologia Social, denominado Transforma. Das mais de mil tecnologias certificadas que compõe o banco de TS, constatou-se cinco com titularidades ligadas aos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tendo estas a predominância da temática Educação nas soluções apresentadas e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento de objetivos de sustentabilidades importantes. Neste contexto, observou-se que, nos Institutos Federais além do conhecimento técnico, é importante o desenvolvimento de profissionais com olhar para a sociedade e os desafios de natureza socioambiental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018 10.3895/rts.v19n55.15018 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 99-116 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 99-116 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018/9230 Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Jesus, Vania
Aragão, Elisângela de Menezes
Campos dos Santos, Mário Jorge
spellingShingle de Jesus, Vania
Aragão, Elisângela de Menezes
Campos dos Santos, Mário Jorge
Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
author_sort de Jesus, Vania
title Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
title_short Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
title_full Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
title_fullStr Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
title_full_unstemmed Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
title_sort tecnologia social e institutos federais de educação no brasil: um mapeamento na base transforma da fundação banco do brasil
description Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Institutos Federais no desenvolvimento de Tecnologia Social, tendo como base inovações, sejam elas de processo ou de produto, que foram certificadas pela Fundação Banco do Brasil e disponibilizadas no Banco de Tecnologia Social, denominado Transforma. Das mais de mil tecnologias certificadas que compõe o banco de TS, constatou-se cinco com titularidades ligadas aos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tendo estas a predominância da temática Educação nas soluções apresentadas e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento de objetivos de sustentabilidades importantes. Neste contexto, observou-se que, nos Institutos Federais além do conhecimento técnico, é importante o desenvolvimento de profissionais com olhar para a sociedade e os desafios de natureza socioambiental.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15018
_version_ 1805535510558408704
score 10,814766