Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico

A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepçõe...

ver descrição completa

Principais autores: Borges Barreto, Claudia Marcia, Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepções prévias que alunos universitários, de primeiro ano da área da ciência da vida, apresentam sobre o sistema imunológico. Esperamos, com esta pesquisa exploratória, contribuir para a reflexão crítica sobre a importância da base teórico-pedagógica empregada na construção ativa dos conceitos científicos. Os resultados revelaram que uma minoria dos participantes apresentou conceitos adequados sobre os componentes do Sistema Imunológico. Concluímos que a maioria dos participantes completou o ensino médio sem os conhecimentos básicos de Imunologia, apresentando pseudoconceitos que permitem a comunicação, mas que podem interferir na aquisição e compreensão de novos conhecimentos científicos.