Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepçõe...
Principais autores: | Borges Barreto, Claudia Marcia, Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepções prévias que alunos universitários, de primeiro ano da área da ciência da vida, apresentam sobre o sistema imunológico. Esperamos, com esta pesquisa exploratória, contribuir para a reflexão crítica sobre a importância da base teórico-pedagógica empregada na construção ativa dos conceitos científicos. Os resultados revelaram que uma minoria dos participantes apresentou conceitos adequados sobre os componentes do Sistema Imunológico. Concluímos que a maioria dos participantes completou o ensino médio sem os conhecimentos básicos de Imunologia, apresentando pseudoconceitos que permitem a comunicação, mas que podem interferir na aquisição e compreensão de novos conhecimentos científicos. |
---|