Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico

A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepçõe...

ver descrição completa

Principais autores: Borges Barreto, Claudia Marcia, Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1510
recordtype ojs
spelling peri-article-15102022-09-29T18:40:41Z Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico Borges Barreto, Claudia Marcia Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepções prévias que alunos universitários, de primeiro ano da área da ciência da vida, apresentam sobre o sistema imunológico. Esperamos, com esta pesquisa exploratória, contribuir para a reflexão crítica sobre a importância da base teórico-pedagógica empregada na construção ativa dos conceitos científicos. Os resultados revelaram que uma minoria dos participantes apresentou conceitos adequados sobre os componentes do Sistema Imunológico. Concluímos que a maioria dos participantes completou o ensino médio sem os conhecimentos básicos de Imunologia, apresentando pseudoconceitos que permitem a comunicação, mas que podem interferir na aquisição e compreensão de novos conhecimentos científicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510 10.3895/S1982-873X2013000100001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510/968 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Borges Barreto, Claudia Marcia
Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate
spellingShingle Borges Barreto, Claudia Marcia
Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate
Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
author_sort Borges Barreto, Claudia Marcia
title Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
title_short Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
title_full Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
title_fullStr Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
title_full_unstemmed Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
title_sort concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
description A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepções prévias que alunos universitários, de primeiro ano da área da ciência da vida, apresentam sobre o sistema imunológico. Esperamos, com esta pesquisa exploratória, contribuir para a reflexão crítica sobre a importância da base teórico-pedagógica empregada na construção ativa dos conceitos científicos. Os resultados revelaram que uma minoria dos participantes apresentou conceitos adequados sobre os componentes do Sistema Imunológico. Concluímos que a maioria dos participantes completou o ensino médio sem os conhecimentos básicos de Imunologia, apresentando pseudoconceitos que permitem a comunicação, mas que podem interferir na aquisição e compreensão de novos conhecimentos científicos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510
_version_ 1805448980843200512
score 10,814766