Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico
A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepçõe...
Principais autores: | Borges Barreto, Claudia Marcia, Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1510 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-15102022-09-29T18:40:41Z Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico Borges Barreto, Claudia Marcia Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepções prévias que alunos universitários, de primeiro ano da área da ciência da vida, apresentam sobre o sistema imunológico. Esperamos, com esta pesquisa exploratória, contribuir para a reflexão crítica sobre a importância da base teórico-pedagógica empregada na construção ativa dos conceitos científicos. Os resultados revelaram que uma minoria dos participantes apresentou conceitos adequados sobre os componentes do Sistema Imunológico. Concluímos que a maioria dos participantes completou o ensino médio sem os conhecimentos básicos de Imunologia, apresentando pseudoconceitos que permitem a comunicação, mas que podem interferir na aquisição e compreensão de novos conhecimentos científicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510 10.3895/S1982-873X2013000100001 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510/968 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Borges Barreto, Claudia Marcia Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate |
spellingShingle |
Borges Barreto, Claudia Marcia Platais Brasil Teixeira, Gerlinde Agate Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico |
author_sort |
Borges Barreto, Claudia Marcia |
title |
Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico |
title_short |
Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico |
title_full |
Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico |
title_fullStr |
Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico |
title_full_unstemmed |
Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico |
title_sort |
concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico |
description |
A teoria da aprendizagem significativa reforça a necessidade de se estabelecer a interação, não arbitrária e não literal, entre materiais, mecanismo de aprendizagem, informação nova e os conhecimentos prévios do estudante. Assim, os objetivos do trabalho são conhecer, avaliar e discutir as concepções prévias que alunos universitários, de primeiro ano da área da ciência da vida, apresentam sobre o sistema imunológico. Esperamos, com esta pesquisa exploratória, contribuir para a reflexão crítica sobre a importância da base teórico-pedagógica empregada na construção ativa dos conceitos científicos. Os resultados revelaram que uma minoria dos participantes apresentou conceitos adequados sobre os componentes do Sistema Imunológico. Concluímos que a maioria dos participantes completou o ensino médio sem os conhecimentos básicos de Imunologia, apresentando pseudoconceitos que permitem a comunicação, mas que podem interferir na aquisição e compreensão de novos conhecimentos científicos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1510 |
_version_ |
1805448980843200512 |
score |
10,814766 |