O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pe...
Principais autores: | Leivas, José Carlos Pinto, Gobbi, Juliana Aparecida |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pesquisadora sobre sua prática pedagógica, bem como pelo fascínio dos alunos pelas tecnologias. Teve como objetivo investigar como esses alunos realizam a construção do conhecimento de um assunto com a utilização do GeoGebra. A metodologia seguiu as etapas da Engenharia Didática e a pesquisa foi realizada durante o ano de 2011, num período de 30 dias, num total de 12 horas aula de 50 minutos. Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou o entendimento dos alunos sobre o cálculo de perímetros e áreas, completando uma lacuna existente do ensino da geometria. |
---|