O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pe...
Principais autores: | Leivas, José Carlos Pinto, Gobbi, Juliana Aparecida |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1521 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-15212014-06-02T23:43:10Z O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas Leivas, José Carlos Pinto Gobbi, Juliana Aparecida Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pesquisadora sobre sua prática pedagógica, bem como pelo fascínio dos alunos pelas tecnologias. Teve como objetivo investigar como esses alunos realizam a construção do conhecimento de um assunto com a utilização do GeoGebra. A metodologia seguiu as etapas da Engenharia Didática e a pesquisa foi realizada durante o ano de 2011, num período de 30 dias, num total de 12 horas aula de 50 minutos. Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou o entendimento dos alunos sobre o cálculo de perímetros e áreas, completando uma lacuna existente do ensino da geometria. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) não há 2014-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521 10.3895/S1982-873X2014000100010 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521/1226 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Leivas, José Carlos Pinto Gobbi, Juliana Aparecida |
spellingShingle |
Leivas, José Carlos Pinto Gobbi, Juliana Aparecida O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas |
author_sort |
Leivas, José Carlos Pinto |
title |
O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas |
title_short |
O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas |
title_full |
O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas |
title_fullStr |
O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas |
title_full_unstemmed |
O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas |
title_sort |
o software geogebra e a engenharia didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas |
description |
Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pesquisadora sobre sua prática pedagógica, bem como pelo fascínio dos alunos pelas tecnologias. Teve como objetivo investigar como esses alunos realizam a construção do conhecimento de um assunto com a utilização do GeoGebra. A metodologia seguiu as etapas da Engenharia Didática e a pesquisa foi realizada durante o ano de 2011, num período de 30 dias, num total de 12 horas aula de 50 minutos. Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou o entendimento dos alunos sobre o cálculo de perímetros e áreas, completando uma lacuna existente do ensino da geometria. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521 |
_version_ |
1805291788169117696 |
score |
10,814766 |