O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas

Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental.  Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor  e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pe...

ver descrição completa

Principais autores: Leivas, José Carlos Pinto, Gobbi, Juliana Aparecida
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1521
recordtype ojs
spelling peri-article-15212014-06-02T23:43:10Z O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas Leivas, José Carlos Pinto Gobbi, Juliana Aparecida Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental.  Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor  e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pesquisadora sobre sua prática pedagógica,  bem como pelo fascínio dos alunos pelas tecnologias. Teve como objetivo investigar como esses alunos realizam a construção do conhecimento de um assunto com a utilização do  GeoGebra. A metodologia seguiu as etapas da Engenharia Didática e a pesquisa foi realizada durante o ano de 2011, num período de 30 dias, num total de 12 horas aula de 50 minutos. Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos  alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou o entendimento dos alunos sobre o cálculo de perímetros e áreas, completando uma lacuna existente do ensino da geometria. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) não há 2014-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521 10.3895/S1982-873X2014000100010 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521/1226 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Leivas, José Carlos Pinto
Gobbi, Juliana Aparecida
spellingShingle Leivas, José Carlos Pinto
Gobbi, Juliana Aparecida
O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
author_sort Leivas, José Carlos Pinto
title O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
title_short O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
title_full O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
title_fullStr O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
title_full_unstemmed O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
title_sort o software geogebra e a engenharia didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas
description Este artigo é recorte de uma pesquisa de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental.  Foi realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo autor  e trata do cálculo de perímetro e área de figuras planas. Surgiu devido às inquietações da pesquisadora sobre sua prática pedagógica,  bem como pelo fascínio dos alunos pelas tecnologias. Teve como objetivo investigar como esses alunos realizam a construção do conhecimento de um assunto com a utilização do  GeoGebra. A metodologia seguiu as etapas da Engenharia Didática e a pesquisa foi realizada durante o ano de 2011, num período de 30 dias, num total de 12 horas aula de 50 minutos. Concluímos que a aplicação da sequência didática ajudou na aprendizagem dos  alunos, pelas contribuições obtidas pelo uso do software, pois tornou as aulas dinâmicas e possibilitou o entendimento dos alunos sobre o cálculo de perímetros e áreas, completando uma lacuna existente do ensino da geometria.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521
_version_ 1805291788169117696
score 10,814766