GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura

As metodologias ativas permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas que não envolvem os estudantes. Uma das metodologias ativas que podem contribuir é a gamificação, permitindo o uso de múltiplos recursos, valorizando competências e ha...

ver descrição completa

Principais autores: Pereira, Jocimario Alves, Leite, Bruno Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15233
recordtype ojs
spelling peri-article-152332023-05-03T12:13:26Z GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura Pereira, Jocimario Alves Leite, Bruno Silva Ensino Metodologias Ativas; Gamificação; Ensino de Química. As metodologias ativas permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas que não envolvem os estudantes. Uma das metodologias ativas que podem contribuir é a gamificação, permitindo o uso de múltiplos recursos, valorizando competências e habilidades do século XXI. Para compreender como a gamificação está sendo abordada no ensino de Química, emerge o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) destacando como esta metodologia está sendo inserida, quais estratégias e teorias são utilizadas, além das contribuições para o ensino de Química. A pesquisa se firma sobre a análise qualitativa, seguindo por um itinerário rigoroso da RSL: (I) estratégia de pesquisa, (II) critérios de seleção dos estudos, (III) seleção de estudos, (IV) análise dos trabalhos selecionados, (V) apuração dos dados e resumo e análise das informações. Neste sentido, a pesquisa foi realizada em 2811 periódicos de classificação A e B do Qualis-CAPES, na área de Ensino, além da análise de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações publicadas no período de 2010 a 2020. Os resultados mostraram que dos 26 trabalhos encontrados, apenas quatro atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Na análise desses trabalhos observa-se que a Gamificação no ensino de Química segue estratégias semelhantes sendo a abordagem qualitativa o centro das pesquisas do tema, embora fragilidades no que diz respeito as discussões conceituais, teóricas e práticas sejam encontradas. Além disso, os estudos apontam que a Gamificação contribui para o ensino de Química, tendo como característica principal, o engajamento dos estudantes.Ens Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-graduação no Ensino das Ciências LEUTEQ Capes CNPQ FACEPE. 2023-04-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233 10.3895/recit.v14.n33.15233 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 14, n. 33 (2023); 57-78 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 14, n. 33 (2023); 57-78 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 14, n. 33 (2023); 57-78 2175-1846 10.3895/recit.v14.n33 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233/pdf Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pereira, Jocimario Alves
Leite, Bruno Silva
spellingShingle Pereira, Jocimario Alves
Leite, Bruno Silva
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
author_sort Pereira, Jocimario Alves
title GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_short GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_full GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_fullStr GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_full_unstemmed GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_sort gamificaÇÃo no ensino de quÍmica: uma revisão sistemática da literatura
description As metodologias ativas permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas que não envolvem os estudantes. Uma das metodologias ativas que podem contribuir é a gamificação, permitindo o uso de múltiplos recursos, valorizando competências e habilidades do século XXI. Para compreender como a gamificação está sendo abordada no ensino de Química, emerge o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) destacando como esta metodologia está sendo inserida, quais estratégias e teorias são utilizadas, além das contribuições para o ensino de Química. A pesquisa se firma sobre a análise qualitativa, seguindo por um itinerário rigoroso da RSL: (I) estratégia de pesquisa, (II) critérios de seleção dos estudos, (III) seleção de estudos, (IV) análise dos trabalhos selecionados, (V) apuração dos dados e resumo e análise das informações. Neste sentido, a pesquisa foi realizada em 2811 periódicos de classificação A e B do Qualis-CAPES, na área de Ensino, além da análise de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações publicadas no período de 2010 a 2020. Os resultados mostraram que dos 26 trabalhos encontrados, apenas quatro atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Na análise desses trabalhos observa-se que a Gamificação no ensino de Química segue estratégias semelhantes sendo a abordagem qualitativa o centro das pesquisas do tema, embora fragilidades no que diz respeito as discussões conceituais, teóricas e práticas sejam encontradas. Além disso, os estudos apontam que a Gamificação contribui para o ensino de Química, tendo como característica principal, o engajamento dos estudantes.Ens
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233
_version_ 1805451404953780224
score 10,814766