GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura
As metodologias ativas permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas que não envolvem os estudantes. Uma das metodologias ativas que podem contribuir é a gamificação, permitindo o uso de múltiplos recursos, valorizando competências e ha...
Principais autores: | Pereira, Jocimario Alves, Leite, Bruno Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15233 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-152332023-05-03T12:13:26Z GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura Pereira, Jocimario Alves Leite, Bruno Silva Ensino Metodologias Ativas; Gamificação; Ensino de Química. As metodologias ativas permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas que não envolvem os estudantes. Uma das metodologias ativas que podem contribuir é a gamificação, permitindo o uso de múltiplos recursos, valorizando competências e habilidades do século XXI. Para compreender como a gamificação está sendo abordada no ensino de Química, emerge o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) destacando como esta metodologia está sendo inserida, quais estratégias e teorias são utilizadas, além das contribuições para o ensino de Química. A pesquisa se firma sobre a análise qualitativa, seguindo por um itinerário rigoroso da RSL: (I) estratégia de pesquisa, (II) critérios de seleção dos estudos, (III) seleção de estudos, (IV) análise dos trabalhos selecionados, (V) apuração dos dados e resumo e análise das informações. Neste sentido, a pesquisa foi realizada em 2811 periódicos de classificação A e B do Qualis-CAPES, na área de Ensino, além da análise de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações publicadas no período de 2010 a 2020. Os resultados mostraram que dos 26 trabalhos encontrados, apenas quatro atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Na análise desses trabalhos observa-se que a Gamificação no ensino de Química segue estratégias semelhantes sendo a abordagem qualitativa o centro das pesquisas do tema, embora fragilidades no que diz respeito as discussões conceituais, teóricas e práticas sejam encontradas. Além disso, os estudos apontam que a Gamificação contribui para o ensino de Química, tendo como característica principal, o engajamento dos estudantes.Ens Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-graduação no Ensino das Ciências LEUTEQ Capes CNPQ FACEPE. 2023-04-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233 10.3895/recit.v14.n33.15233 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 14, n. 33 (2023); 57-78 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 14, n. 33 (2023); 57-78 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 14, n. 33 (2023); 57-78 2175-1846 10.3895/recit.v14.n33 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233/pdf Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pereira, Jocimario Alves Leite, Bruno Silva |
spellingShingle |
Pereira, Jocimario Alves Leite, Bruno Silva GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura |
author_sort |
Pereira, Jocimario Alves |
title |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_short |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_full |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_fullStr |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_full_unstemmed |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_sort |
gamificaÇÃo no ensino de quÍmica: uma revisão sistemática da literatura |
description |
As metodologias ativas permitem múltiplas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem, buscando superar práticas pedagógicas que não envolvem os estudantes. Uma das metodologias ativas que podem contribuir é a gamificação, permitindo o uso de múltiplos recursos, valorizando competências e habilidades do século XXI. Para compreender como a gamificação está sendo abordada no ensino de Química, emerge o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) destacando como esta metodologia está sendo inserida, quais estratégias e teorias são utilizadas, além das contribuições para o ensino de Química. A pesquisa se firma sobre a análise qualitativa, seguindo por um itinerário rigoroso da RSL: (I) estratégia de pesquisa, (II) critérios de seleção dos estudos, (III) seleção de estudos, (IV) análise dos trabalhos selecionados, (V) apuração dos dados e resumo e análise das informações. Neste sentido, a pesquisa foi realizada em 2811 periódicos de classificação A e B do Qualis-CAPES, na área de Ensino, além da análise de teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações publicadas no período de 2010 a 2020. Os resultados mostraram que dos 26 trabalhos encontrados, apenas quatro atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Na análise desses trabalhos observa-se que a Gamificação no ensino de Química segue estratégias semelhantes sendo a abordagem qualitativa o centro das pesquisas do tema, embora fragilidades no que diz respeito as discussões conceituais, teóricas e práticas sejam encontradas. Além disso, os estudos apontam que a Gamificação contribui para o ensino de Química, tendo como característica principal, o engajamento dos estudantes.Ens |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/15233 |
_version_ |
1805451404953780224 |
score |
10,814766 |