Contribuições da perspectiva montessoriana para o ensino da matemática: o olhar voltado ao vivido com crianças atípicas

Este artigo tem por meta socializar parte dos estudos realizados na pesquisa de mestrado intitulada “Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana” que mostram a trajetória profissional de Maria Montessori. Por meio da análise teórica de suas obras, colocam-se em evidência os processos que a...

ver descrição completa

Principais autores: Alves, Luiza Destefani, Mocrosky, Luciane Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15336
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo tem por meta socializar parte dos estudos realizados na pesquisa de mestrado intitulada “Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana” que mostram a trajetória profissional de Maria Montessori. Por meio da análise teórica de suas obras, colocam-se em evidência os processos que a autora passou entre seu trabalho como psiquiatra e a chegada às áreas da Educação e Ensino. O que lança luzes ao trabalho pedagógico voltado à singularidade de cada criança, sendo ela típica ou atípica, apontando para uma aproximação Educação Especial e Inclusiva. A experiência com a aplicação de materiais manipuláveis de autores como Séguin e Froebel proporcionou que Montessori adequasse alguns e criasse outros, sobretudo à alfabetização matemática. Isto, entre outras coisas, constituiu uma perspectiva educacional montessoriana para alfabetizar matematicamente em que a autora mostra em algumas sugestões contidas em sua bibliografia. Socializar essas informações poderá endossar os estudos nas áreas da Educação Especial e da Educação Matemática, em vistas de um olhar à intersubjetividade dos indivíduos.