Contribuições da perspectiva montessoriana para o ensino da matemática: o olhar voltado ao vivido com crianças atípicas
Este artigo tem por meta socializar parte dos estudos realizados na pesquisa de mestrado intitulada “Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana” que mostram a trajetória profissional de Maria Montessori. Por meio da análise teórica de suas obras, colocam-se em evidência os processos que a...
Principais autores: | Alves, Luiza Destefani, Mocrosky, Luciane Ferreira |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15336 |
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peri-article-153362024-05-01T10:05:58Z Contribuições da perspectiva montessoriana para o ensino da matemática: o olhar voltado ao vivido com crianças atípicas The contributions of the Montessori perspective on the experience with atypical children Alves, Luiza Destefani Mocrosky, Luciane Ferreira Educação Matemática Montessori; Alfabetização matemática; Educação Especial. Montessori; Mathematical literacy; Special Education Este artigo tem por meta socializar parte dos estudos realizados na pesquisa de mestrado intitulada “Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana” que mostram a trajetória profissional de Maria Montessori. Por meio da análise teórica de suas obras, colocam-se em evidência os processos que a autora passou entre seu trabalho como psiquiatra e a chegada às áreas da Educação e Ensino. O que lança luzes ao trabalho pedagógico voltado à singularidade de cada criança, sendo ela típica ou atípica, apontando para uma aproximação Educação Especial e Inclusiva. A experiência com a aplicação de materiais manipuláveis de autores como Séguin e Froebel proporcionou que Montessori adequasse alguns e criasse outros, sobretudo à alfabetização matemática. Isto, entre outras coisas, constituiu uma perspectiva educacional montessoriana para alfabetizar matematicamente em que a autora mostra em algumas sugestões contidas em sua bibliografia. Socializar essas informações poderá endossar os estudos nas áreas da Educação Especial e da Educação Matemática, em vistas de um olhar à intersubjetividade dos indivíduos. This article aims to socialize part of the studies carried out in the master's research entitled "Mathematical literacy in the Montessori perspective" that show the professional trajectory of Maria Montessori. Through the theoretical analysis of her works, the processes that the author went through between her work as a psychiatrist and her arrival in the areas of Education and Teaching are exposed. This sheds light on the pedagogical work aimed at the uniqueness of each child, whether typical or atypical, pointing to an approach to Special and Inclusive Education. The experience with the application of manipulative materials by authors such as Séguin and Froebel allowed Montessori to adapt some and create others, especially for mathematical literacy. This, among other things, constituted a Montessori educational perspective for mathematically literate in which the author shows in some suggestions contained in her bibliography. Socializing this information will be able to endorse studies in the areas of Special Education and Mathematics Education, in view of a look at the intersubjectivity of individuals. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-12-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15336 10.3895/actio.v7n3.15336 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-18 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-18 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15336/9215 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15336/2624 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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