Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciên...
Principais autores: | Farias, Rutineia Macário de, Silva, Ivanderson Pereira da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática podem ser desenvolvidas a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras? Do ponto de vista geral, objetivamos com essa pesquisa investigar invenções científico-tecnológicas desenvolvidas por mulheres negras, com foco em seu potencial pedagógico para o ensino de ciências e para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo específico, objetivamos: explorar as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da aplicação de propostas de ensino de ciências antirracistas; mapear invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras; desenvolver propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centradas em invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras. Como resultado, apresentamos a sequência didática produzida cuja potência didático-epistemológica visa a construção de um pensamento pedagógico antirracista, antissexista e antiepistemicida. |
---|