Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciên...
Principais autores: | Farias, Rutineia Macário de, Silva, Ivanderson Pereira da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15339 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-153392024-05-01T10:05:52Z Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras Proposals for science teaching and mathematics teaching based on scientific-technological inventions of black women Farias, Rutineia Macário de Silva, Ivanderson Pereira da Multidisciplinar; Ensino Mulheres negras; Invenções Científico-tecnológicas; Ensino de Ciências e Matemática Black women; Scientific-technological inventions; Teaching Science and Mathematics Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática podem ser desenvolvidas a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras? Do ponto de vista geral, objetivamos com essa pesquisa investigar invenções científico-tecnológicas desenvolvidas por mulheres negras, com foco em seu potencial pedagógico para o ensino de ciências e para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo específico, objetivamos: explorar as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da aplicação de propostas de ensino de ciências antirracistas; mapear invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras; desenvolver propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centradas em invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras. Como resultado, apresentamos a sequência didática produzida cuja potência didático-epistemológica visa a construção de um pensamento pedagógico antirracista, antissexista e antiepistemicida. This study is the result of a Professional Master's Research in Science and Mathematics Teaching and focused on the development of a Technical-Technological Product in the format of a Didactic Sequence. This, in turn, had as its driving question the following question: what proposals for teaching science and teaching mathematics can be developed from the scientific-technological inventions of black women? From a general point of view, with this research we aimed to investigate scientific-technological inventions developed by black women, focusing on their pedagogical potential for teaching science and for teaching mathematics in the early years of elementary school. Specifically, we aim to: explore the possibilities and limits of the development and application of anti-racist science teaching proposals; to map scientific-technological inventions produced by black women; to develop proposals for teaching science and teaching mathematics for classes in the early years of elementary school, centered on scientific-technological inventions produced by black women. As a result, we present the didactic sequence produced whose didactic-epistemological power aims at the construction of an anti-racist, anti-sexist and anti-epistemicide pedagogical thought. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Desenvolvimento de Sequência Didática application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339 10.3895/actio.v8n2.15339 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339/9646 Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Farias, Rutineia Macário de Silva, Ivanderson Pereira da |
spellingShingle |
Farias, Rutineia Macário de Silva, Ivanderson Pereira da Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras |
author_sort |
Farias, Rutineia Macário de |
title |
Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras |
title_short |
Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras |
title_full |
Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras |
title_fullStr |
Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras |
title_full_unstemmed |
Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras |
title_sort |
propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras |
description |
Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática podem ser desenvolvidas a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras? Do ponto de vista geral, objetivamos com essa pesquisa investigar invenções científico-tecnológicas desenvolvidas por mulheres negras, com foco em seu potencial pedagógico para o ensino de ciências e para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo específico, objetivamos: explorar as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da aplicação de propostas de ensino de ciências antirracistas; mapear invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras; desenvolver propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centradas em invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras. Como resultado, apresentamos a sequência didática produzida cuja potência didático-epistemológica visa a construção de um pensamento pedagógico antirracista, antissexista e antiepistemicida. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339 |
_version_ |
1805535654654771200 |
score |
10,814766 |