Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras

Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciên...

ver descrição completa

Principais autores: Farias, Rutineia Macário de, Silva, Ivanderson Pereira da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-15339
recordtype ojs
spelling peri-article-153392024-05-01T10:05:52Z Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras Proposals for science teaching and mathematics teaching based on scientific-technological inventions of black women Farias, Rutineia Macário de Silva, Ivanderson Pereira da Multidisciplinar; Ensino Mulheres negras; Invenções Científico-tecnológicas; Ensino de Ciências e Matemática Black women; Scientific-technological inventions; Teaching Science and Mathematics Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática podem ser desenvolvidas a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras? Do ponto de vista geral, objetivamos com essa pesquisa investigar invenções científico-tecnológicas desenvolvidas por mulheres negras, com foco em seu potencial pedagógico para o ensino de ciências e para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo específico, objetivamos: explorar as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da aplicação de propostas de ensino de ciências antirracistas; mapear invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras; desenvolver propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centradas em invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras. Como resultado, apresentamos a sequência didática produzida cuja potência didático-epistemológica visa a construção de um pensamento pedagógico antirracista, antissexista e antiepistemicida. This study is the result of a Professional Master's Research in Science and Mathematics Teaching and focused on the development of a Technical-Technological Product in the format of a Didactic Sequence. This, in turn, had as its driving question the following question: what proposals for teaching science and teaching mathematics can be developed from the scientific-technological inventions of black women? From a general point of view, with this research we aimed to investigate scientific-technological inventions developed by black women, focusing on their pedagogical potential for teaching science and for teaching mathematics in the early years of elementary school. Specifically, we aim to: explore the possibilities and limits of the development and application of anti-racist science teaching proposals; to map scientific-technological inventions produced by black women; to develop proposals for teaching science and teaching mathematics for classes in the early years of elementary school, centered on scientific-technological inventions produced by black women. As a result, we present the didactic sequence produced whose didactic-epistemological power aims at the construction of an anti-racist, anti-sexist and anti-epistemicide pedagogical thought. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Desenvolvimento de Sequência Didática application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339 10.3895/actio.v8n2.15339 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339/9646 Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Farias, Rutineia Macário de
Silva, Ivanderson Pereira da
spellingShingle Farias, Rutineia Macário de
Silva, Ivanderson Pereira da
Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
author_sort Farias, Rutineia Macário de
title Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
title_short Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
title_full Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
title_fullStr Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
title_full_unstemmed Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
title_sort propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras
description Esse estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e se concentrou no desenvolvimento de um Produto Técnico-Tecnológico no formato de uma Sequência Didática. Essa, por sua vez, teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática podem ser desenvolvidas a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras? Do ponto de vista geral, objetivamos com essa pesquisa investigar invenções científico-tecnológicas desenvolvidas por mulheres negras, com foco em seu potencial pedagógico para o ensino de ciências e para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De modo específico, objetivamos: explorar as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da aplicação de propostas de ensino de ciências antirracistas; mapear invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras; desenvolver propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, centradas em invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras. Como resultado, apresentamos a sequência didática produzida cuja potência didático-epistemológica visa a construção de um pensamento pedagógico antirracista, antissexista e antiepistemicida.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15339
_version_ 1805535654654771200
score 10,814766