Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adapt...
Principais autores: | Boese, Jessica Correia, Stadler, João Paulo, Silva, Antonio Soares Junior da, Azevedo, Mariana da Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-15371 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-153712024-05-01T10:05:58Z Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura Didactic resources for teaching genetics to visually impaired students: a systematic literature review Boese, Jessica Correia Stadler, João Paulo Silva, Antonio Soares Junior da Azevedo, Mariana da Silva Educação Educação Especial Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado Inclusive education; Biology teaching; Adapted material Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada. When considering the Inclusive Education theoretical bases, it can be observed the need to employ resources and teaching methodologies that allow accessibility and inclusion of all students, preferably in the regular school system. Thus, this study aimed to characterize adaptations made in the teaching and learning process of students with visual impairments in the general context of Biology teaching and considering the content of Genetics. For this, a systematic literature review was carried out considering ten articles in relevant events in the delimited area. Aspects related to the purpose of the adapted teaching resources were analyzed, which allowed the discussion about the choice of materials and methodologies used in the teaching resources, and the importance of teacher training for teaching students with specific educational needs. It was possible to perceive that, in most cases, materials were used that allow exploring different textures and, also, the use of the Braille system, using the tactile way to access information. Still, it is observed that there is a scarcity of works related to the teaching of Genetics to students with visual impairments and the need for a reflection on Inclusive Education in Biology teaching, especially in the contexts of initial and continued education. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-12-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa Documental; Revisão Sistemática de Literatura application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371 10.3895/actio.v7n3.15371 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-18 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-18 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371/9238 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Boese, Jessica Correia Stadler, João Paulo Silva, Antonio Soares Junior da Azevedo, Mariana da Silva |
spellingShingle |
Boese, Jessica Correia Stadler, João Paulo Silva, Antonio Soares Junior da Azevedo, Mariana da Silva Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
author_sort |
Boese, Jessica Correia |
title |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_short |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura |
description |
Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2022 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15371 |
_version_ |
1805535709827694592 |
score |
10,814766 |