Química orgânica para alunos com deficiência visual: uma estratégia de aprendizagem combinando uso de modelos 3D e audiodescrição

O ensino de Química apresenta seus conceitos baseados na visualização de representações e modelos para a compreensão de seus conteúdos, assim, a adaptação de materiais didáticos e o uso de diferentes estratégias de ensino são condições fundamentais para oportunizar a construção de conhecimentos pelo...

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Principais autores: Lima, Adriana Maria Queiroz da Silva, Ferreira, João Elias Vidueira, de Souza, Ronilson Freitas
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15387
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spelling peri-article-153872022-10-18T23:49:00Z Química orgânica para alunos com deficiência visual: uma estratégia de aprendizagem combinando uso de modelos 3D e audiodescrição Organic Chemistry for visually impaired students: a learning strategy combining the use of 3D models and audio description Lima, Adriana Maria Queiroz da Silva Ferreira, João Elias Vidueira de Souza, Ronilson Freitas Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional Impressão 3D; Deficiência Visual; Ensino de Química Orgânica. 3D printing; Visual impairment; Chemistry teaching O ensino de Química apresenta seus conceitos baseados na visualização de representações e modelos para a compreensão de seus conteúdos, assim, a adaptação de materiais didáticos e o uso de diferentes estratégias de ensino são condições fundamentais para oportunizar a construção de conhecimentos pelos estudantes com deficiência visual. Entretanto, no ensino básico, há limitações na utilização de materiais didáticos adaptados. Neste sentido, buscou-se avaliar uma proposta didática que utiliza estruturas químicas 3D combinadas a audiodescrição, para aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica voltados a alunos com deficiência visual. A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação sistemática, entrevista semiestruturada e a aplicação de uma sequência didática. A análise de dados se deu através da análise de conteúdo à luz da teoria de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram o potencial da proposta didática em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem relacionados à Química Orgânica favorecido através das trocas e interações com os materiais adaptados, possibilitando que os alunos com deficiência visual consigam compreender os conceitos envolvidos nas representações químicas. Chemistry teaching presents its concepts based on the visualization of representations, models and images for the understanding of its contents. Thus, the adaptation of teaching materials and the use of different teaching strategies are fundamental conditions to provide opportunities for the construction of knowledge by students with visual impairment. However, particularly in public high school, there are limitations in the use of adapted teaching materials. Herein, the main objective is to evaluate a didactic proposal, which uses 3D chemical structures combined with audio description, for learning Organic Chemistry contents addressed to visually impaired students. The research is based on a qualitative approach and systematic observation, a semi-structured interview and a didactic proposal. It is intended to analyze the data through content analysis in the light of Laurence Bardin's theory. The results demonstrated the potential of the didactic proposal to contribute to the teaching and learning process related to Organic Chemistry, favored through exchanges and interactions with adapted materials, enabling visually impaired students to understand the concepts involved in chemical representations. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022-08-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisação application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15387 10.3895/actio.v7n2.15387 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 2 (2022); 1-23 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 2 (2022); 1-23 2525-8923 10.3895/actio.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15387/9027 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15387/2640 Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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