Desafios e impactos da pandemia da COVID-19 na aprendizagem de autistas: um estudo de caso
Os sistemas educacionais não estavam preparados para confrontar as excepcionalidades decorrentes da pandemia da COVID-19 e buscaram alternativas para minimizar os impactos na aprendizagem dos alunos depositando suas esperanças no ensino remoto. Embora a alteração do modelo de ensino tenha impactado...
Principais autores: | Borges, Andreia Arantes, Aniceto, Geisiane Cristina |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2022
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15400 |
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Resumo: |
Os sistemas educacionais não estavam preparados para confrontar as excepcionalidades decorrentes da pandemia da COVID-19 e buscaram alternativas para minimizar os impactos na aprendizagem dos alunos depositando suas esperanças no ensino remoto. Embora a alteração do modelo de ensino tenha impactado integralmente públicos diversos, alunos acometidos pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentaram desafios maiores durante o processo de adaptação à nova realidade de ensino. Neste sentido, a identificação dos desafios e impactos gerados pela pandemia da COVID-19 no desenvolvimento escolar de alunos com TEA regularmente matriculados em uma escola pública de educação básica do município de São José do Alegre/Minas Gerais foi realizada mediante a aplicação de um questionário a uma professora regente e de apoio, além de cinco pais responsáveis por estas crianças e adolescentes. As professoras consideraram que a pandemia impactou moderadamente a aprendizagem dos seus alunos autistas, observando pouco avanço na capacidade de aprender. Contudo, para a maioria dos pais a pandemia interferiu negativamente, pois observaram grande retrocesso na aprendizagem dos seus filhos. Na percepção da professora regente, o principal desafio ao ensino esteve relacionado ao processo de ensino-aprendizagem que necessitou ser amplamente ressignificado para atender as condições restritivas do momento. Já para a professora de apoio, o desafio foi estabelecer um contato efetivo com os alunos para estimular a realização das atividades. Os pais foram unânimes em considerar o estabelecimento de uma nova rotina de estudos para os seus filhos como o principal desafio. Diante dos novos desafios, as professoras apostam na manutenção do vínculo com os alunos e na mediação da aprendizagem como formas de minimizar os impactos. A intensificação do diálogo, mediação constante e maior paciência são as principais atitudes experimentadas pelos pais para minimizar os possíveis danos ao desenvolvimento escolar dos seus filhos autistas durante a pandemia do novo coronavírus. |
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