Ensino remoto de Equações Diferenciais para engenharia: modelando a propagação de uma epidemia

OBJETIVO: Investigar as possíveis contribuições da realização de atividades de Modelagem Matemática de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 para a aprendizagem de Equações Diferenciais. MÉTODOS: A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na universidade federal...

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Principais autores: Lopes, Aldo Peres Campos, Reis, Frederico Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15607
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Resumo: OBJETIVO: Investigar as possíveis contribuições da realização de atividades de Modelagem Matemática de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 para a aprendizagem de Equações Diferenciais. MÉTODOS: A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na universidade federal do estado de Minas Gerais com 117 alunos, dos 9 cursos de Engenharia, matriculados na disciplina Equações Diferenciais I, no 1º semestre letivo de 2020. Como metodologia de pesquisa, planejamos atividades de Modelagem Matemática a partir de temas envolvendo Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª e 2ª ordem que foram desenvolvidas e gravadas no Google Meet e, posteriormente, avaliadas pelos alunos participantes por meio de um questionário. RESULTADOS: Os resultados possibilitam afirmar que as atividades da disciplina, realizadas de forma remota, configuraram ricas oportunidades de motivação aos alunos participantes, permitiram uma exploração diferenciada das aplicações dos conteúdos matemáticos relacionados às Equações Diferenciais Ordinárias de 1ª e 2ª ordem - principalmente a atividade de Modelagem da propagação de uma epidemia - e, também, colaboraram para uma interpretação crítica da realidade, ainda que de forma incipiente. Particularmente nos resultados, são tecidas algumas considerações sobre os desafios enfrentados pelos alunos tanto no contexto acadêmico, a partir da imposição institucional do ensino remoto, como no contexto social, a partir das condições impostas pela pandemia que revelaram as enormes diferenças socioeconômicas dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As considerações finais do trabalho apontam para a importância de refletirmos sobre as possíveis implicações do contexto (pós)pandêmico para os caminhos da pesquisa vigente em Educação Matemática, especialmente no Ensino Superior.