As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento

No presente trabalho, cuja natureza é qualitativa, documental e descritiva, apresenta-se um estado do conhecimento com o objetivo de compreender e identificar as tendências para o uso de histórias em quadrinhos (HQs) com abordagem de temas em pesquisas em Ensino de Ciências publicadas entre 2010 e 2...

ver descrição completa

Principais autores: Pereira, Lucas Forlin, Silveira, Marcelo Pimentel da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2022
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15760
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: No presente trabalho, cuja natureza é qualitativa, documental e descritiva, apresenta-se um estado do conhecimento com o objetivo de compreender e identificar as tendências para o uso de histórias em quadrinhos (HQs) com abordagem de temas em pesquisas em Ensino de Ciências publicadas entre 2010 e 2020. Para tanto, realizou-se uma busca por trabalhos com esse foco em anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química (JALEQUIM), nas revistas Química Nova na Escola, Ciência & Educação, Educación Química, Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias, Revista Experiências em Ensino de Ciências e na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, dissertações e teses. Na sequência, os documentos encontrados foram tratados de duas maneiras: a) Categorização, mediante Análise de Conteúdo, quanto à finalidade das HQs empregadas; e b) Classificação na forma na qual as HQs desses trabalhos foram elaboradas. Para a primeira análise dos documentos, os resultados foram apresentados junto às categorias, indicando três tendências para a utilização das HQs nas pesquisas, sendo a mais comum como recurso didático para as aulas de Ciências, Biologia, Física ou Química. Por outro lado, na segunda análise ficou evidente que há uma predominância para o emprego de HQs elaboradas pelos pesquisadores ou professores que conduzem essas pesquisas, mas também se destaca a possibilidade de os participantes da pesquisa desenvolverem HQs. Além disso, traçar esse estado do conhecimento permitiu verificar um aumento no número de trabalhos publicados sobre HQs com o passar dos anos, sendo mais frequente fazê-la nos eventos da área, dentre os quais tem-se o JALEQUIM, que dispõe de um eixo temático específico para a submissão de trabalhos com esse enfoque, valorizando essa linha de pesquisa.